Jornal de Notícias

Passadiço de 7,5 quilómetro­s mostra paisagem da ria

Aveiro inaugurou via ecológica ciclável entre o canal de S. Roque e Vilarinho. Vagos e Mira têm 25 quilómetro­s por campos e zonas lagunares. Obras foram pagas pelas câmaras

- Zulay Costa locais@jn.pt

Dezenas de pessoas percorrera­m, ontem, a Via Ecológica Ciclável que se estende entre o canal de S. Roque, em Aveiro, e Vilarinho, em Cacia, junto ao Rio Novo do Príncipe, numa iniciativa que pretendeu marcar a inauguraçã­o da obra. O passadiço de 7,5 quilómetro­s custou 800 mil euros à autarquia aveirense.

O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, que participou na caminhada com Celina Carvalho, presidente da Polis Litoral Ria de Aveiro, diz que o percurso vai permitir “usufruir de uma das paisagens mais belas do concelho” de Aveiro. “Queremos que seja um espaço de encontro das pessoas”, acrescento­u, exortando a população a “cuidar e aproveitar” o espaço.

“O percurso é fantástico e permite grande contacto com a natureza. Espero que a zona se mantenha sem lixo e agradável para passear”, descreveu Irene Benjamim, de Mataduços, uma das pessoas que fizeram a caminhada. António Morgado não fez o passeio, mas mostrou-se satisfeito com o

AVEIRO

“aproveitam­ento da zona”.

A nova via liga a cidade de Aveiro a Vilarinho, passando pelo cais da Ribeira de Esgueira, frente-ria de Mataduços e Póvoa do Paço. Faz parte de um projeto mais global, desenvolvi­do em parceria entre a Pólis Litoral Ria de Aveiro e diversos concelhos, para dar a fruir as paisagens das zonas lagunares nos concelhos de Estarreja, Albergaria, Aveiro, Vagos e Mira.

DO PRAIÃO A MIRA

Ontem foi, também, inaugurado um troço entre os concelhos de Vagos e Mira, com uma extensão de 25 quilómetro­s. O percurso desenvolve-se entre o caminho do Praião (Vagos) e Mira, passando pela barrinha, lagoa e praia. Tem sinalética e mobiliário urbano.

Por inaugurar fica o troço que parte de Aveiro, segue por Albergaria e estende-se até Estarreja, que está a ser concluído. Passará pelos cais de Canelas e Salreu e o esteiro de Estarreja.

O projeto global começou em 2017 e ascende a 1,1 milhões de euros, sendo financiado na íntegra pelas autarquias. Tem uma extensão total de 48 quilómetro­s.

 ??  ?? Via em estacaria atravessa sapal junto ao Rio Novo do Príncipe, em Vilarinho, Cacia
Via em estacaria atravessa sapal junto ao Rio Novo do Príncipe, em Vilarinho, Cacia
 ??  ?? Ribau e Celina descerram placa
Ribau e Celina descerram placa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal