Jornal de Notícias

O Mundo “entre a espada e a palavra” de Pieter Hugo

Museu Berardo, em Lisboa, inaugura exposição do fotógrafo esta quarta-feira

-

Um fotógrafo “de palavras suaves” é como Pieter Hugo se define na apresentaç­ão de “Entre a espada e a palavra”, exposição que inaugura na quarta-feira, no Museu Coleção Berardo, em Lisboa. “Between the devil and the deep blue sea - Entre a espada e a palavra” é o título da mostra, por extenso, composta por quinze séries, produzidas entre 2003 e 2016, que são testemunho­s de “uma terra imperfeita”, “derrotada”, de universos (“entre a espada e a palavra”), sem grande hipótese de escolha.

Nascido em Joanesburg­o, na África do Sul, em 1976, Pieter Hugo cresceu nos últimos anos do apartheid, acompanhou o final da política de segregação, a vitória de Nelson Mandela e as primeiras eleições democrátic­as, em 1994. Expõe imagens captadas no seu país natal, mas também no Ruanda, Gana, Botsuana, nos Estados Unidos e na China. Em todas, privilegia as dissonânci­as sociais, seja nas pessoas que retrata, nas paisagens ou nas naturezas-mortas.

O fotógrafo interessa-se “pelo fosso entre o ideal e a realidade”, pelo que “nos divide e o que nos une”, pelo modo como “pessoas de todas as raças vivem com a sombra das suas culturas”, do seu passado, da repressão ou do domínio político. E procura todos esses sinais, em cenas do quotidiano e nas paisagens. Por isso, há uma constante nas fotografia­s deste antigo repórter fotográfic­o, vencedor do World Press Photo, em 2006: a dignidade de todos os retratados.

 ??  ?? Pieter Hugo, vencedor do World Press Photo em 2006
Pieter Hugo, vencedor do World Press Photo em 2006

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal