Jornal de Notícias

O drama da mulher de génio volúvel

Ópera de Marcos Portugal regressa ao Teatro Nacional São João pela ESMAE

-

Sempre que alguma ópera regressa ao Porto é um acontecime­nto. “La Donna di genio volubile” (A mulher de génio volúvel), apresentad­a como drama jocoso em dois atos, volta a fazer escala na cidade onde foi representa­da em 1805 no Real Teatro de São João. Desta vez, pela mão da Ópera Estúdio da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE).

A ópera que conta a história de uma mulher “indecisa, volúvel, incapaz de persistir numa escolha, dona de caprichos que a vão enredando na sua própria volubilida­de”, foi escrita por Marcos Portugal (1762-1839), compositor luso-brasileiro de música erudita e um dos raros nomes da música portuguesa que fez uma notável carreira internacio­nal.

Marcos nasceu em Lisboa e morreu no Brasil. Destacou-se na ópera, compondo mais de 40 peças, mas também na música sacra, com mais de uma centena de obras produzidas. O nome do maestro do Teatro de S. Carlos percorreu a Europa como um dos melhores compositor­es líricos da época.

A peça, inscrita no género buffa, que sobe ao palco do TNSJ, no próximo fim de semana, retrata a indecisão persistent­e de uma mulher ao longo de quatro penosos anos e diante de quatro homens que tentam seduzi-la. Mas revela também outra espécie de amor. “Um amor ao lado, longe de fidalguias e salamalequ­es, mas genuíno e pulsante porque livre dessas grilhetas sociais: o amor entre os criados, sombras dos gestos fidalgos e das grandezas da aristocrac­ia cheia de regras e classe. Mas nem esse amor inspira a mulher volúvel. Numa viagem por alguns momentos musicais inspirados, o círculo fecha-se, viciado, quase como se inaugurara.”

“La donna” estreou em 1796, no Teatro de San Moisè, em Veneza, em Itália, e dois anos depois estreou em Lisboa. Ao Porto, no Real Theatro do Príncipe, só chegaria em 1805.

Com direção artística de António Salgado e direção musical de José Eduardo Gomes, esta Donna inquieta e indecisa – retirada do esquecimen­to em que se encontrava, no acervo do Porto, pela mão de Ana Liberal e David Cranmer do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical – sobe ao palco do TNSJ, numa encenação de António Durães.

 ??  ?? História de uma criatura incapaz de persistir numa escolha
História de uma criatura incapaz de persistir numa escolha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal