Jornal de Notícias

Costa diz haver “nova atitude” perante fogos

Primeiro-ministro fala de “mais e melhor meios”. Líder da Proteção Civil pede ao país confiança

- NUNO MIGUEL ROPIO

António Costa assegurou que “há uma nova atitude” da Proteção Civil em relação à prevenção e ao combate a incêndios. Mesmo com a ajuda que a meteorolog­ia tem dado às autoridade­s nas últimas semanas, o primeiro-ministro considera que o país está agora em “melhores condições” para enfrentar o verão que ainda não se fez sentir.

Num balanço às medidas adotadas após os incêndios do ano passado, Costa apontou que há uma “maior interação entre prevenção e combate” e um reforço dos meios”, alertando ainda que é preciso continuar as ações de limpeza dos terrenos. “Sabemos que o verão não vai ser todo assim”, disse.

Na mesma sessão, que decorreu

BALANÇO

no Ministério da Agricultur­a, em Lisboa, o presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) apelou à confiança dos portuguese­s.

Reconhecen­do que a instituiçã­o foi “naturalmen­te” muito “criticada” com o que aconteceu, Mourato Nunes disse sentir a pressão para que nada corra mal. “Ninguém nos perdoará se certas circunstan­cias se voltarem a repetir. Também ninguém nos perdoará se baixarmos a guarda noutras áreas da nossa responsabi­lidade”, apontou.

Uma das medidas anunciadas foi a dispositiv­o de 2192 militares, dos três ramos das Forças Armadas, que estarão “prontos” para o apoio ao combate a fogos.

 ??  ?? Costa e Capoulas fizeram balanço de plano pós-tragédia
Costa e Capoulas fizeram balanço de plano pós-tragédia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal