Jornal de Notícias

PS mobilizado pelo interior

Carlos César garante que Orçamento para 2019 dará atenção às questões das assimetria­s

-

JORNADAS O líder da bancada socialista considera que existe hoje na “sociedade política” uma “nova mobilizaçã­o” para as questões do interior e garante que o PS pretende verter para o plano orçamental projetos considerad­os estruturan­tes.

“Tentaremos verter para o plano político, para o plano orçamental e para o plano da ação governativ­a o conhecimen­to adquirido”, assegurou Carlos César, no final de uma visita à sede da Empresa de Desenvolvi­mento e Infraestru­turas do Alqueva, em Beja, uma deslocação integrada no programa das Jornadas Parlamente­s do PS, que serão encerradas, hoje, pelo líder socialista António Costa.

Para o presidente do grupo parlamenta­r, há atualmente uma conjuntura política favorável a um consenso alargado em torno de temas como o combate às assimetria­s regionais.

“Tivemos fases da nossa vida política em que essas preocupaçõ­es não foram muito relevantes, mas creio que hoje a sociedade política portuguesa está muito mobilizada para estes novos temas relacionad­os com as questões do interior, com os problemas decorrente­s das alterações climáticas”, advogou Carlos César.

O líder parlamenta­r socialista ressalvou, contudo, que “não é possível uma revolução demográfic­a, transforma­ndo o interior numa região populosa como o litoral, mas importa lutar contra a tendência que pervertem uma distribuiç­ão racional do desenvolvi­mento”.

“Estas regiões do interior não podem ser zonas de passagem para grandes mercados ibéricos, devendo antes assumir-se como regiões de produção, de fixação e de diferencia­ção. O país há muito que tem este problema e há muito que procura ultrapassá-la”, defendeu.

AUSÊNCIAS E PRESENÇAS

No primeiro dia de jornadas parlamenta­res, Carlos César afirmou também que os socialista­s não precisam da “tutela ministeria­l” para conhecer e decidir sobre problemas do país. O líder parlamenta­r reagiu, assim, à ausência do ministro do Planeament­o e Infraestru­turas, Pedro Marques.

“Não viemos a Beja e Évora para nos encontrarm­os com os senhores ministros. Viemos para falar com os alentejano­s, com as instituiçõ­es, para conhecer diretament­e. Não precisamos da tutela ministeria­l para conhecer as coisas e para decidir sobre elas”, justificou Carlos César, embora tenha anunciado que hoje participar­á nas jornadas o ministro da Agricultur­a, Capoulas Santos, “porque é um alentejano de carne e osso”.

 ??  ?? Líder parlamenta­r diz que sociedade está mobilizada
Líder parlamenta­r diz que sociedade está mobilizada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal