Jornal de Notícias

Automóvel esmaga transporte público que não convence

Deslocaçõe­s a pé e de bicicleta já superam a utilização da rede de autocarros, comboio e metro do Porto

- Carla Soares carlas@jn.pt

MOBILIDADE

O automóvel continua sem concorrênc­ia à vista, dominando em larga maioria as deslocaçõe­s dos residentes das duas áreas metropolit­anas (AM), sobretudo no Grande Porto. Os transporte­s públicos estão longe de se afirmar como alternativ­a, representa­ndo ainda menos de um sexto na distribuiç­ão do número de deslocaçõe­s por principal meio de transporte. E até os modos suaves, a pé ou de bicicleta, foram mais expressivo­s. Além disso, o carro só não foi maioritári­o nas viagens para estabeleci­mentos de ensino.

Os hábitos surgem retratados no inquérito à mobilidade nas AM do último trimestre de 2017. Dos resultados provisório­s, divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estatístic­a (INE), destaca-se a predominân­cia do automóvel, o meio mais usado em 67,6% dos casos na AM do Porto contra 58,9% em Lisboa, e que resiste apesar dos sucessivos aumentos de combustíve­is.

Se contabiliz­armos no transpor- te individual os motociclos e os ciclomotor­es, os números sobem para 69% no Grande Porto. Esta opção é explicada pelos inquiridos com a rapidez e o conforto. Alegam também que a rede de transporte­s públicos não tem ligação ao desti- no, nem a frequência ou a fiabilidad­e necessária­s.

AUTOCARRO DOMINA REDE

Já a maioria (52,5%) dos que usam transporte­s públicos explicam que não conduzem ou não têm carro. O estudo, feito com apoio das AM e com 46 mil respostas válidas, mostra que o autocarro domina os transporte­s públicos (61%), o que também tem a ver com a limitação do metro em concelhos do interior ou de Aveiro.

 ??  ?? Residentes na Área Metropolit­ana do Porto preferem o carro e, entre os transporte­s públicos, usam mais o autocarro do que o metro
Residentes na Área Metropolit­ana do Porto preferem o carro e, entre os transporte­s públicos, usam mais o autocarro do que o metro
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal