Jornal de Notícias

Moradores revoltados com esgoto a céu aberto

Na Rua da Levada, em Campanhã, vivem cerca de 40 pessoas. As famílias queixam-se do piso degradado e de uma fossa a correr junto às casas

- Marisa Silva locais@jn.pt PORTO

Há três anos que por baixo do quarto onde Adelina Bessa e o marido dormem existe um esgoto a céu aberto. É apenas uma das cerca de 14 famílias que moram na ilha da Rua da Levada, em Campanhã, no Porto. Quem passa pelo arruamento repara na erva alta, no piso que não está pavimentad­o e na fossa que, por falta de ligação à rede de saneamento, corre junto às casas.

“Os esgotos acumularam-se no sítio onde eu tinha os arrumos. O cheiro é muito forte e sente-se no quarto”, contou Adelina Bessa, de 63 anos. Por cima, dorme o marido de 65 anos que tem um cancro pulmonar.

Ao cheiro, conta a moradora, soma-se a “bicharada” que não larga o pátio da ilha. “No verão, ando com um apanhador a afastar as moscas. Até já se encontrara­m cobras”, revelou. num espaço de 120 dias, os serviços municipais estabeleça­m um projeto de requalific­ação deste arruamento e um calendário para concretiza­r essa requalific­ação e ligação ao saneamento. No mesmo período esperamos que façam um estudo sobre as condições de habitabili­dade das pessoas”, explicou o socialista.

Ao JN, a Junta de Freguesia de Campanhã revelou que “tem feito tudo o que é possível, pressionan­do várias vezes a Câmara para que o problema se resolva”. Por sua vez, a Câmara do Porto afirmou que “a situação da Rua da Levada tem décadas”, acrescenta­ndo que “estranha que o dr. Manuel Pizarro, que foi vereador com pelouro da Coesão Social e da Habitação, apenas ontem [anteontem] a tenha descoberto e lá tenha ido em 48 horas mais vezes do que em três anos e meio como vereador com os pelouros”.

 ??  ?? Adelina Bessa e José Teixeira já perderam a conta aos pedidos de ajuda feitos na Câmara do Porto
Adelina Bessa e José Teixeira já perderam a conta aos pedidos de ajuda feitos na Câmara do Porto
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal