Jornal de Notícias

Feirantes descontent­es com falta de espaço

Oito comerciant­es não conseguira­m montar as tendas no Rossio

- CATARINA SILVA

Os feirantes da Feira do Velho, que acontece aos primeiros domingos de cada mês, no Largo do Rossio, em Santa Maria da Feira, depararam-se com algumas estruturas preparadas para a Viagem Medieval, a 1 de agosto, que “roubam” o espaço das tendas. Cerca de oito acabaram por ir embora.

“Puseram as barracas para a Viagem Medieval mais cedo. Roubaram o espaço dos feirantes e muitos foram embora por não terem sítio para montar”, diz Maria Adelina, organizado­ra da feira. “Tinha 70 feirantes inscritos e muitos deles vêm de longe, desde Viseu a Vila do Conde. A Câmara nem sequer avisou”, acusa.

José Pinto, 60 anos, veio de Famalicão. Vive das feiras e aproveita as dedicadas às velharias para conseguir um extra. “Vendo antiguidad­es e roupa usada”, conta, surpreendi­do com as estruturas que ocupavam o Rossio. “Fiquei admirado, porque não se justifica, sabendo que há uma feirinha ao primeiro domingo do mês. Podiam ter posto depois, não havia necessidad­e”. Participa nesta feira quase desde que começou e garante: “É muito chato termos o nosso espaço marcado e chegarmos lá e estar ocupado. Fazemos uma viagem para nada”. Alguns remediaram a situação. “Um amigo meu arranjou um cantinho mais pequeno, mas muitos foram embora. Quem anda nestas feirinhas não é rico, se ainda nos atrapalham o trabalho, vamos para casa”.

A feira junta, em média, 200 feirantes, e envolve também jovens que vendem “os trapos dos avós para ajudar a pagar os estudos”, conta Maria Adelina. Anteontem, a feira também ficou afetada pelo incêndio que deflagrou no edifício em frente ao Rossio.

SANTA MARIA DA FEIRA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal