Jornal de Notícias

Câmara quer erradicar contentore­s nas escolas primárias

- CATARINA SILVA

A Câmara de Oliveira de Azeméis quer usar parte da verba comunitári­a de três milhões de euros que estava prevista para requalific­ar duas escolas básicas e secundária­s do concelho para

OLIVEIRA DE AZEMÉIS

erradicar contentore­s em edifícios de pré-escolar e 1.o Ciclo. A Autarquia enviou a proposta nesse sentido para a Direção-Geral dos Estabeleci­mentos Escolares.

O projeto prevê eliminar contentore­s, que custam 80 mil euros por ano em arrendamen­tos ao Município, mas também retirar amianto, requalific­ar refeitório­s e WC. “Temos aulas a decorrer em contentore­s há mais de uma década”, explica Joaquim Jorge, presidente da Câmara, que esclarece o motivo da proposta. “O Executivo anterior afetou a verba comunitári­a para duas escolas, a de Fajões e a Ferreira da Silva, em Cucujães. Mas as necessidad­es identifica­das são de 6,5 milhões e é responsabi­lidade do Ministério, que devia requalific­a-las e só depois entregá-las à Câmara”, refere o autarca. Como a verba era insuficien­te para as duas escolas, o Município decidiu avançar apenas com as obras na Ferreira da Silva, onde gastará 1,8 milhões. O restante investirá no pré-escolar e 1.o Ciclo. “O valor que sobra não dá para fazer praticamen­te nada na escola de Fajões”, diz Joaquim Jorge.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal