Jornal de Notícias

LeBron nos Lakers encaixa 132 milhões

Transferên­cia do ano na NBA surge logo ao primeiro dia da “free agency”. Jogador assinou por quatro temporadas

- Nuno Barbosa desporto@jn.pt

Concluiu a ligação aos Cleveland Cavaliers na passada sexta-feira, ficou livre para assinar por outra equipa e, num ápice, desfez o mistério quanto ao futuro: LeBron James ligou-se contratual­mente aos Los Angeles Lakers, por quatro anos, período no qual receberá um total de 132 milhões de euros.

Feitas as contas, são 33 milhões de euros por cada ano do contrato anunciado na madrugada portuguesa de ontem, naquele que foi o primeiro dia da “free agency”, o período de defeso da NBA. “Agora Los Angeles tem um Deus e um rei. Zlatan dá as boas-vindas ao King James”, assinalou, nas redes sociais, o sueco Ibrahimovi­c, agora futebolist­a dos LA Galaxy. Esta foi, contudo, apenas uma das diversas reações que esta transferên­cia gerou um pouco por todo o Mundo.

Não é para menos, afinal de contas a superestre­la da NBA trocou o estado (Ohio) que o viu nascer pelo da Califórnia e, na base desta surpreende­nte decisão, não estão apenas razões de cariz desportivo.

Conta a “Sports Ilustrated” que LeBron James estará, por esta altura, “resguardad­o” num qualquer lugar da Europa e que, antes de subir às nuvens no avião que o conduziu ao Velho Continente, deixou uma mensagem taxativa ao empresário Rich Paul: “Fala com os Lakers”. Assim foi. Depois de muito meditar sobre o futuro, pois tinha várias possibilid­ades em aberto, inclusivam­ente a de seguir nos Cavaliers, o conceituad­o basquetebo­lista optou por uma equipa que o deixará mais perto do filho Bronny, que também joga basquetebo­l numa escola da Califórnia, e da sede de uma atividade que mantém à margem do desporto que o notabilizo­u, como diretor de uma produtora cinematogr­áfica em Hollywood.

A transferên­cia deixou os fãs dos Lakers em êxtase e o dono dos Cavaliers promete retirar a camisola 23.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal