Jornal de Notícias

Taxista agride turista por pensar que era da Uber

Condutor, natural do Dubai, foi atacado em pleno Chiado quando parou para pedir informaçõe­s. Agressor foi identifica­do pela PSP

- Delfim Machado justica@jn.pt

LISBOA Um turista do Dubai que estava dentro de um carro estacionad­o foi agredido por um taxista que o tomou por um motorista da Uber, em pleno Chiado, em Lisboa. A situação aconteceu ao início da tarde de ontem e foi testemunha­da por várias pessoas que iam a passar e ficaram impression­adas com a violência da cena.

Fonte do Comando Metropolit­ano da PSP de Lisboa confirmou ao JN que registou o caso “de um motorista de táxi que agrediu um indivíduo nacional do Dubai”, cerca das 14.30 horas de ontem. A vítima foi “transporta­da pelos bombeiros para o Hospital de São José”, acrescento­u a fonte.

Pelo que foi possível apurar, o turista estava dentro do carro com o filho, menor de idade, quando parou para pedir indicações. Apercebend­o-se da paragem do carro, o motorista de táxi pensou que se tratava de um motorista da Uber e começou uma discussão que acabou em violência.

Uma testemunha disse ao JN que “o taxista só dizia que ele era da Uber” e “esmurrou-o com socos, empurrões e pontapés em menos de dois minutos”, deixando ferido o turista que não esboçou “qualquer reação agressiva”. O relato, feito por várias pessoas, foi descrito aos agentes da PSP de Lisboa, respetivam­ente das esquadras Baixa Pombalina e do Bairro Alto, que estiveram no local.

O motorista de táxi permaneceu no local até à chegada dos bombeiros e da PSP e foi identifica­do. Já o turista do Dubai teve de ser assistido no local e acabou por ser transporta­do pelos Bombeiros para o Hospital de São José, onde foi tratado a várias escoriaçõe­s resultante­s da agressão, todas sem gravidade.

Ontem, ao final da tarde, ainda estava a ser elaborado na PSP o expediente relativo ao caso, que deve seguir para tribunal se o turista decidir apresentar queixa. Em causa estará o crime de ofensa à integridad­e física simples.

A OPERAR DESDE 2014

A Uber começou a operar em Portugal em julho de 2014 e desde essa altura que existem registos de confrontos com motoristas de táxi cujas federações e associaçõe­s consideram ilegal a atividade em Portugal de operadoras como a Uber e a Cabify .

Em abril deste ano, o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vetou a lei que visava regular aquelas plataforma­s e modernizar a legislação dos táxis. O chefe de Estado incitou o Parlamento a ir mais longe na obtenção de um tratamento equilibrad­o dos operadores num “domínio socialment­e tão sensível”.

A questão da nova lei deve ficar resolvida ainda antes das férias parlamenta­res, até ao plenário de 18 de julho.

 ??  ?? Incidentes entre taxistas e Uber têm acontecido desde 2014, com muitos protestos pelo meio
Incidentes entre taxistas e Uber têm acontecido desde 2014, com muitos protestos pelo meio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal