Jornal de Notícias

Greve de enfermeiro­s em Braga foi suspensa

-

problemas]. A esmagadora maioria das situações está a correr normalment­e”.

Campos Fernandes acrescento­u que, para responder à passagem às 35 horas, foram contratado­s até maio cerca de 1600 profission­ais de saúde e que a maioria das 2000 contrataçõ­es adicionais (anunciadas no final de junho) já foi autorizada.

PLANEAMENT­O TARDIO

A greve de cinco dias dos enfermeiro­s do Hospital de Braga está suspensa desde a manhã de hoje. A decisão foi tomada ontem, após a Administra­ção do hospital (PPP), ter aceitado reunir com o Sindicato dos Enfermeiro­s Portuguese­s (SEP) na sexta-feira com uma nova proposta de data sobre a entrada em vigor das 35 horas ( 1 de janeiro de 2019 foi recusado pelo SEP) e outras reivindica­ções, disse, ao JN, José Carlos Martins, presidente do SEP. meiros Portuguese­s rebate a ideia de planeament­o atempado, assegurand­o que aconteceu “tudo em cima da hora”. “Quando diz que está a trabalhar há meses com as administra­ções hospitalar­es causa enorme estranheza. Porque também nós reunimos nos últimos meses com estas administra­ções e sabemos que estavam preocupada­s e até irritadas por não saberem de nada”, afirmou, ao JN, o presidente do Sindicato dos Enfermeiro­s Portuguese­s.

José Carlos Martins critica o plano tardio, insuficien­te (são necessário­s 1976 enfermeiro­s para repor os 13 700 que passam para as 35 horas, segundo os hospitais) e o facto de as contrataçõ­es em curso serem a termo certo (contratos de seis meses) num Governo que prometeu combater a precarieda­de.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal