Jornal de Notícias

CDS deseja levar à UE apoios para o interior

Assunção Cristas propõe um corte de 50% na tabela de IRS

-

FISCALIDAD­E A presidente do CDS-PP desafiou o Governo a desencadea­r um processo negocial com a União Europeia para que seja possível aplicar, já em 2019, uma série de benefícios fiscais para o Interior, propostos pelo CDS-PP, entre os quais a redução em 50% das tabelas de IRS.

“São propostas que têm, naturalmen­te, a ver com as opções do Orçamento, mas devem ser apresentad­as agora porque pressupõem uma negociação com a Comissão Europeia. O Governo pode, se as considerar positivas, desencadea­r um processo negocial junto da Comissão Europeia, de maneira a que no dia 1 de janeiro possam entrar em vigor”, explicou ontem Assunção Cristas. As propostas, que foram elaboradas pelo Gabinete de Estudos do partido, e, segundo Assunção Cristas, terão tido em conta o pensamento do Movimento pelo Interior, de Miguel Cadilhe, serão levadas a discussão, depois de amanhã, no Parlamento.

NO MÁXIMO, 0,3% DO DÉFICE

Num documento intitulado “Visão integrada de prioridade­s e políticas a aplicar ao interior do nosso país”, o CDS-PP propõe, entre outras medidas, a redução em 50% nas tabelas do IRS, tributação de 10% para todas as empresas e possibilid­ade de dedução total dos lucros que sejam reinvestid­os nos território­s do interior.

Para o diretor do Gabinete de Estudos do CDS-PP, Diogo Feio, o “desconto” de 50% no IRS é “um modo de ajudar a fixar e atrair cidadãos”. E o conjunto das medidas terá um custo financeiro que, se forem tomadas de uma só vez, atingirá no máximo 0,3% de défice. “Esse custo pode ser ultrapassa­do por efeitos multiplica­dores de investimen­to e riqueza”, contrapõe.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal