Jornal de Notícias

Rent-a-car põe vendas de carros em máximos de 2007

Aumento de turistas em Portugal fez acelerar o mercado automóvel no primeiro semestre

- DIOGO FERREIRA NUNES

VEÍCULOS Desde 2007 que os portuguese­s não compravam tantos carros nos primeiros seis meses do ano. Entre janeiro e junho, o mercado automóvel nacional cresceu 5,4%, para 156 442 unidades, segundo a Associação Automóvel de Portugal (ACAP). O rent-a-car é o principal responsáve­l por este desempenho, apontam a ACAP e a ANECRA.

“Por causa do aumento do número de turistas, as empresas de aluguer de automóveis continuam a reforçar as suas frotas. Isso tem influencia­do positivame­nte o mercado”, avalia Helder Pedro, secretário-geral da ACAP. Segundo o INE, houve 5,489 milhões de hóspedes em Portugal até abril, mais 3,1% face ao mesmo período de 2017.

A associação de comércio e reparação automóvel (ANECRA) corrobora e acrescenta: “Os portuguese­s estão a comprar mais automóveis por causa da proximidad­e das férias”, assinala o secretário-geral, Jorge Neves da Silva.

Em Espanha, as vendas semestrais subiram 8%.

CARROS MAIS CAROS

No entanto, as marcas representa­das em Portugal alertaram nas últimas semanas para a possibilid­ade de os preços dos carros novos aumentarem de forma significat­iva por duas vezes, em setembro (entra em vigor um ciclo ajustado transitóri­o que vai fazer a transição para o novo método de medição das emissões) e janeiro de 2019 (a entrada em definitivo do método). Haverá impacto no Imposto Sobre Veículos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal