Jornal de Notícias

Tempo cinzento não acaba com férias dos mais novos na praia

Todos os anos, são muitas as escolas que passam as primeiras semanas do mês nos areais

- Helena Azevedo helena.azevedo@jn.pt

FÉRIAS Os dias de praia no início do mês de julho são um ritual que as escolas do distrito do Porto renovam a cada ano. Mesmo com mau tempo, há quem não se deixe ficar por casa.

Ontem, na praia de Leça, em Matosinhos, viam-se muitos guarda-sóis, para-ventos e barraquinh­as cheias de meninos e meninas a divertirem-se na areia. Todos, sem exceção, usam boné. Alguns deixam-se ficar com a t-shirt que parece ainda não aborrecer, enquanto outros dizem não querer esperar mais para molhar os pés no mar.

ADORAM BRINCAR NA AREIA

Ana Teixeira é animadora sociocultu­ral e responsáve­l pela colónia de férias organizada pela Junta de Freguesia de Ermesinde. “Aqui estão miúdos dos seis aos 12 anos, de várias escolas de Ermesinde”, explica. O programa, que começou na segunda-feira e dura ao até dia 27, conta com 200 crianças. “São quatro semanas de praia. Vêm 50 crianças por semana”, esclarece a animadora.

O tempo pode estar encoberto, mas o dia de praia começa às 8 da manhã e termina às 13 horas. Durante essas horas, os meninos ficam, muitas vezes, pelo areal. “Adoram brincar na areia e fazer construçõe­s com formas de animais marinhos”, conta. Para o resto da semana, as atividades já estão preparadas: “Temos o dia de talentos para o qual fazem peças de teatro, cantam e dançam. Na sexta, vem cá o presidente da Junta dar um gelado a todos”.

Pedro Morgado, de oito anos, está na colónia da Junta e mostra-se muito contente com o dia de praia: “Fizemos uma estrela do mar na areia e jogámos à bola”. A mesma expressão é partilhada por Rafael Teixeira, de sete anos, que acrescenta: “Gosto de vir à praia porque brinco com os meus amigos”.

Na mesma praia estão também alunos do Colégio CCG da Maia, que cumprem a tradição de vir à

“Os mais velhos dão uma caminhada com os professore­s todos os dias para aproveitar o ar da praia”

praia de Leça durante 15 dias. “Vimos todos os anos para esta praia e escolhemos sempre esta altura”, diz Sara Duarte, professora do CCG da Maia.

MAU TEMPO NÃO ATRAPALHA

Depois de uma semana de praia, os cerca de 80 alunos gozam agora os últimos dias de praia. O tempo incerto que se tem feito sentir não inviabiliz­a o programa de férias da escola. Sara Duarte explica que têm sempre um “plano B”. “Nesses dias vamos para o pavilhão gimnodespo­rtivo”, conta, ressalvand­o que vêm sempre ver o tempo à praia e só depois é que decidem o que fazer. “Se só estiver nevoeiro ou encoberto, ficamos na mesma na praia”, diz.

Enquanto os mais novos se deixam ficar na areia a brincar com os brinquedos, “os mais velhos dão uma caminhada com os professore­s todos os dias para aproveitar o ar da praia”, conta a docente.

“É importante que os alunos saiam do colégio para se distraírem”, conclui.

“Adoram brincar na areia e fazer construçõe­s com formas de animais marinhos”

 ??  ?? Centenas de crianças de várias escolas fazem quinzena de férias na praia de Leça
Centenas de crianças de várias escolas fazem quinzena de férias na praia de Leça
 ??  ?? Sara Duarte
Professora
Sara Duarte Professora
 ??  ?? Ana Teixeira
Animadora sociocultu­ral
Ana Teixeira Animadora sociocultu­ral

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal