Jornal de Notícias

Inédito de José Saramago anunciado para outubro

“Último caderno de Lanzarote” descoberto em computador por Pilar del Rio

-

LITERATURA Um livro inédito de José Saramago, o “Último caderno de Lanzarote”, correspond­ente ao diário de 1998, ano em que ganhou o Prémio Nobel da Literatura, vai ser editado pela Porto Editora e chega às livrarias a 8 de outubro.

O anúncio da publicação do último volume dos diários do escritor, no ano em que se comemoram os 20 anos da atribuição do Nobel, foi feito ontem por Manuel Alberto Valente, editor das obras de Saramago desde 2014, e por Pilar del Rio, na Fundação José Saramago, em Lisboa.

O próprio José Saramago já havia referido – e escreveu-o no final dos “Cadernos de Lanzarote V” – que estava a trabalhar nesse diário e que havia a intenção de o publicar, em 2002, o que acabaria por não acontecer porque os compromiss­os e viagens que surgiram na sequência da atribuição do Prémio Nobel ao escritor impediram-no de continuar. Sur- preendente é o seu aparecimen­to, de forma casual, como contou Pilar del Rio, companheir­a de muitos anos do escritor e presidente da Fundação José Saramago.

“UMA SURPRESA”

No final de fevereiro, quando fazia uma pesquisa no computador, numa busca para o caderno de conferênci­as de Saramago, que está a ser organizado por Fernando Gómez Aguilera, precisou de abrir a pasta com o nome “cadernos” e encontrou este novo caderno.

“Foi uma surpresa”, confessou, explicando que sabia da existência de cinco cadernos e de mais alguns textos, mas não da existência de um sexto caderno.

Este último diário de Saramago começa em janeiro de 1998 e termina em 1999, com apenas duas entradas para esse ano: 9 e 14 de janeiro.

Manuel Alberto Valente adiantou que a primeira edição terá uma “capa especial” .

 ??  ?? Escritor português ganhou o Nobel da Literatura em 1998, ano do novo diário
Escritor português ganhou o Nobel da Literatura em 1998, ano do novo diário

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal