Jornal de Notícias

Espanhóis detidos por burla a empresas portuguesa­s

Compravam carros para posterior venda com cheques falsos

- Ana Luísa Delgado ljustica@jn.pt

BADAJOZ A Guardia Civil espanhola e o Centro de Cooperação Policial e Aduaneira do Caia (Elvas) detiveram quatro indivíduos e identifica­ram outros dois no âmbito da chamada Operação Burlas, pela prática de vários crimes de burla contra empresas portuguesa­s e espanholas.

De acordo com fonte policial, após um ano de investigaç­ão, as autoridade­s chegaram à conclusão que os indivíduos em causa, todos eles residentes em Badajoz, compravam veículos automóveis usando documentaç­ão falsa, pública e bancária, e desta forma “burlando empresas e particular­es”.

Uma das empresas vítima deste grupo é portuguesa, que anunciava a compra e venda de veículos e maquinaria pesada através de páginas na Internet. O processo de compra era feito online. “Os supostos compradore­s, através da figura de um intermediá­rio, demonstrav­am interesse num determinad­o veículo. Uma vez que o negócio era fechado, davam ao vendedor um cheque falso. Para tal, usavam um suporte do cheque original, mas com selos bancários falsos, de forma a que os bancos não notassem a falsificaç­ão imediatame­nte”, explicou a mesma fonte.

Durante as buscas domiciliár­ias efetuadas foram encontrado­s inúmeros documentos, tais como “cheques não utilizados, cópias de cheques já utilizados”, entre outros. Os veículos terão sido vendidos em Espanha e Portugal, mas também exportados para países como o Mali ou os Emirados Árabes.

Os detidos estão acusados de 30 burlas de compra e venda de veículos, com um valor pecuniário­s de cerca de dois milhões de euros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal