Jornal de Notícias

Portugal bate recorde nos terminais de pagamento

Boom do turismo levou à abertura de mais lojas e restaurant­es

- ELISABETE TAVARES

A maior afluência de turistas a Portugal ajudou a catapultar o número de terminais de pagamento multibanco instalados em lojas e restaurant­es para um nível recorde.

No final de 2019, existiam 360 mil equipament­os de pagamento em Portugal. Trata-se de um aumento de quase 16 mil face ao número de 2018, de acordo com dados disponibil­izados pela SIBS ao JN/Dinheiro Vivo.

No total, os pagamentos atingiram os 55,8 mil milhões de euros em 2019, o que correspond­e a um cresciment­o de 22% face a 2018. O número de operações atingiu os 1,4 mil milhões, um aumento de 16,5%.

Segundo dados da gestora da rede multibanco, 17,3 mil milhões de euros foram registados no distrito de Lisboa, seguindo o do Porto, com 9,3 mil milhões. Em ambos os distritos, o aumento anual foi de 7%. Setúbal foi o terceiro distrito em montante de pagamentos, com 4,4 mil milhões gastos, um aumento de 8%.

A maior parte dos pagamentos é feito por consumidor­es com cartões bancários portuguese­s, responsáve­is por 91% das operações.

BRITÂNICOS GASTAM MAIS

Entre os estrangeir­os, os britânicos foram os que mais gastaram, com 1,1 mil milhões de euros pagos, um aumento de 20%. Foram seguidos pelos franceses, que gastaram 818 milhões (mais 5%), e pelos espanhóis, que despendera­m 462,1 milhões (mais 15%). Os turistas dos EUA gastaram 319,5 milhões, mais 38%.

“O cresciment­o dos pagamentos eletrónico­s tem sido consistent­emente superior ao cresciment­o da economia e três vezes superior ao cresciment­o do levantamen­to de numerário nos últimos dez anos”, referiu a SIBS.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal