Jornal de Notícias

Povo uniu-se nas buscas por Fernando Conde

Empresário de Guimarães está desapareci­do há 11 dias. Grupo procurou durante horas e nada descobriu

- Delfim Machado justica@jn.pt

A população de Caldas das Taipas e freguesias adjacentes, em Guimarães, mobilizou-se ontem para encontrar Fernando Conde, o empresário de 63 anos que está desapareci­do há 11 dias e cujo telemóvel foi encontrado anteontem à noite num ribeiro. A dor da família, que multiplica desesperad­os apelos nas redes sociais em busca de informaçõe­s, foi ontem partilhada por cerca de 30 cidadãos que calcorrear­am as margens do rio Ave e do ribeiro da Agrela, onde o telemóvel foi encontrado.

O domingo de buscas começou pelas 8.30 horas e só terminou ao fim da tarde. Fernando Conde não foi encontrado, pistas sobre o seu paradeiro também não, mas não foi por falta de perseveran­ça dos que optaram por passar o dia de descanso a ajudar uma família de conterrâne­os em aflição.

O grupo de Flávio Silva, composto por cinco pessoas, começou no parque de lazer de Caldas das Taipas e fez o percurso no sentido contrário ao do curso do rio, pela margem sul. Em cada ramo levantado ou em cada olhar atento para a fraca corrente do Ave, acendia-se uma esperança que sempre desvanecia. “Viemos porque o desespero deve ser muito grande, não quero imaginar se fosse comigo”, dizia Flávio, cujo pai é da mesma idade de Fernando.

As buscas foram acompanhad­as pela família do empresário e terminaram junto à zona onde o telemóvel foi encontrado, anteontem, por um elemento da Associação Portuguesa de Busca e Salvamento. O local, na margem junto ao café “Chico das Taipas”, foi vedado pela GNR e deverá ser alvo de buscas por parte das autoridade­s.

Entretanto, a Diretoria do Norte da Polícia Judiciária já está na posse do telemóvel e o seu conteúdo pode ser decisivo para deslindar o mistério e as contradiçõ­es que circundam o caso.

 ??  ?? Houve mesmo quem se aventurass­e a entrar no rio para procurar pistas
Houve mesmo quem se aventurass­e a entrar no rio para procurar pistas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal