Jornal de Notícias

Piso na EN13 alui e cria cratera com sete metros

Estrada na zona de Moreira da Maia vai estar hoje cortada em ambos os sentidos e o trânsito será desviado para ruas secundária­s e para a A41

- Alfredo Teixeira locais@jn.pt

Diariament­e, são milhares os veículos que circulam na EN13, cujo piso ontem aluiu na zona de Moreira da Maia, criando uma cratera com cinco metros de largura e sete de profundida­de. As autoridade­s vão proceder hoje à reparação e o trânsito será desviado para uma via secundária.

De acordo com Pedro Teixeira, coordenado­r do serviço de Proteção Civil da Maia, “a situação já se encontrava sinalizada por o pavimento apresentar anomalias, nomeadamen­te uma cova”.

O local foi vedado e a circulação rodoviária passou a contornar o abatimento pelo lado direito. Ontem de manhã, pelas 9 horas, o piso aluiu, criando um buraco que surpreende­u as próprias autoridade­s.

“Sabemos que por baixo passa um curso de água que foi entubado aquando a construção da autoestrad­a. Devido aos meses de chuva, nomeadamen­te a verificada nos últimos dias, a conduta terá cedido”, explica Pedro Teixeira.

O sentido sul/norte do tráfego foi cortado e desviado para a A41, o que levou os automobili­stas a pagar 15 cêntimos em cada um dos dois pórticos das portagens inseridos no desvio. No local estiveram, para além dos serviços de Proteção Civil, o vereador responsáve­l, a Polícia Municipal e representa­ntes da Ascendi.

ARTÉRIAS ESTREITAS

A EN13 estará cortada hoje de manhã nos dois sentidos para a realização dos trabalhos de reparação, a cargo da empresa que já havia sido contratada e que iria proceder ao arranjo do abatimento dentro de dias.

Para quem circula no sentido norte/sul a possibilid­ade de desvio é sair na rotunda para a Avenida do Aeroporto, seguir pela Rua da Ponte de Moreira até à Rua da ETAR de Ponte de Moreira e no final desta entrar de novo na Nacional e vice-versa. Durante a madrugada, os serviços da autarquia vão proceder a algumas retificaçã­o em curvas, de forma a que os camiões possam circular.

Dado o perfil muito estreito das artérias que constituem o desvio é de prever demora na circulação. Para quem circular no sentido sul/norte e pretender um trajeto mais rápido terá sempre a A41 como opção, embora a pagar.

PASSAGEM DE PESADOS

São milhares os automobili­stas que circulam diariament­e nesta zona da EN13 (Porto-Valença), em alter

nativa à A28 cuja utilização é paga. Em muitos troços, a estrada apresenta sérias anomalias devido ao trânsito pesado.

Nesta zona da Maia, a demora nas filas é provocada em parte pelos semáforos de Padrão de Moreira e das Guardeiras, ali instalados por, durante anos, esta zona ser considerad­a um ponto negro em termos de sinistrali­dade.

Pedro Teixeira

Proteção Civil da Maia

“O que vale é que isto aconteceu num domingo, quando há muito menos trânsito. Noutro dia, seria mais complicado, pois nesta estrada circulam muitos veículos pesados”

 ??  ?? Buraco no sentido sul/norte tem cinco metros de largura e sete de profundida­de
Buraco no sentido sul/norte tem cinco metros de largura e sete de profundida­de
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal