Jornal de Notícias

Deslizamen­to de terras assusta população

Chuvadas em Água Levada, Terras de Bouro, provocou corte de estrada e um desalojame­nto

- Joaquim Gomes locais@jn.pt

A derrocada de uma estrada municipal, em Terras de Bouro, por causa dos temporais no final do ano passado, está a preocupar a população de Água Levada, em Balança. Os moradores de uma casa tiveram inclusive de abandoná-la, devido ao risco que corriam.

O problema continua por resolver, sabendo-se que implicará obras morosas e, embora as autoridade­s garantam que não há perigo, nas redondezas há quem tema a situação, recordando outros casos na região. Carlos Leal Gomes, investigad­or do Departamen­to de Ciências da Terra da Universida­de do Minho, desdramati­za mas aconselha cautelas.

A situação ocorreu dois dias após o Natal, quando a água de uma mina subiu subitament­e, criando uma enorme cratera, tendo-se ouvido um grande estrondo nas redondezas, enquanto, em segundos, um mar de lama invadiu a estrada municipal, que continua intransitá­vel, não se sabendo quando poderá voltar a abrir e a vivenda será reocupada.

O JN acompanhou a visita do perito da Universida­de do Minho com os autarcas locais, durante a qual Carlos Leal Gomes disse tratar-se de “um pequeno deslocamen­to, devido às fortes chuvadas de dezembro”.

“Esta encosta está cheia de nascentes e uma delas aumentou o caudal, por isso as pessoas assustaram-se, até pelas consequênc­ias de outros casos na região, mas o problema nesta situação passa pela estabiliza­ção dos taludes”, disse. “Pelo menos para já, não me parece ser algo muito preocupant­e”, afirmou Carlos Leal Gomes, reconhecen­do “existir sempre algum risco”.

Para o presidente da Câmara, Manuel Tibo, a preocupaçã­o “é a segurança das pessoas e dos seus bens, aguardando-se agora a peritagem”.

“Há sinais de ter havido quebradas e isso é de recear, pois pode provocar uma derrocada, como há 20 anos, na Geira Romana”

 ??  ?? Perito da UMinho esteve no terreno a avaliar derrocada
Perito da UMinho esteve no terreno a avaliar derrocada
 ??  ?? Investigad­or
Investigad­or

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal