Jornal de Notícias

Pais e alunos vão almoçar à porta da escola em protesto

Em causa queixas sobre a falta de qualidade da comida servida na cantina da EB e Secundária de Lousada Norte

- Fernanda Pinto locais@jn.pt

Pais e alunos da EB e Secundária de Lousada Norte, em Lustosa, vão almoçar, hoje, ao portão da escola, em protesto contra a má qualidade da comida servida na cantina do estabeleci­mento. É o pontapé de saída para uma semana de greve em que os alunos são desafiados a não tirar senha para comer na escola.

“O intuito é cada mãe/pai levar o almoço para si e para os seus filhos e almoçarmos todos juntos à porta da escola, para mostrarmos o nosso descontent­amento face à má alimentaçã­o dos nossos filhos na cantina”, explicam os pais. “Acho que vamos ter boa adesão”, acredita Ilda Pinto, uma das mães que aponta críticas à falta de qualidade da comida servida na escola.

Recorde-se que, na semana passada, um grupo de pais convocou uma greve à cantina que começa hoje e termina na sexta-feira. Queixam-se de que os filhos têm no prato “cabeças de peixe, douradinho­s queimados, almôndegas com sabor a detergente, batatas cruas, pão duro e sopa aguada”, entre outros. Garantem que a situação não é nova, mas tem vindo a piorar e que os filhos se queixam constantem­ente da alimentaçã­o, acabam por deixar a comida nos tabuleiros e vão de seguida comer ao bufete para não ficarem com fome ou se vêm obrigados a levar comida de casa. “Os alunos não almoçam pela má qualidade da comida. Acredito que alguns ficam com fome. Há dias que o meu filho chega a casa esfomeado”, garantia Ilda Pinto.

Os pais já apelaram à escola para trocar a empresa que confeciona as refeições, mas nada mudou. A direção da escola não quis comentar. Já o Ministério da Educação disse, ao JN, que “a escola não reportou qualquer reclamação aos serviços”, que o refeitório tem “nível Bom” no registo diário de refeições e que há apenas registo da queixa de uma encarregad­a de educação ”à qual foi dado o devido seguimento”.

90% dos dias é má

As queixas dos alunos tem muito tempo, mas os pais dizem que piorou nos últimos tempos e que “90% dos dias a comida não tem qualidade e sabe mal”.

Cabelos no prato

Nem só de cabeças de peixe no prato, douradinho­s queimados, almôndegas com sabor a detergente, batatas cruas, pão duro ou sopa aguada se queixam os estudantes. Há encarregad­os de educação que dizem que é comum apanhar cabelos no prato e que os alunos preferem passar fome a comer a comida servida.

Até vomitar

Um pai relatou que uma funcionári­a obrigou uma criança a comer e que, depois, acabou por vomitar.

A empresa de produtos de higiene e limpeza Abreu e Pedra, de Viana do Castelo, premiou os funcionári­os com um fim de semana em Madrid, Espanha, devido aos bons resultados alcançados no último ano. Dos 32 colaborado­res, 25 aceitaram embarcar e, para quatro deles, foi a primeira viagem de avião.

“É um estímulo para os colaborado­res e uma forma de conhecerem outras realidades. Algumas pessoas são de meios mais pequenos e nunca tiveram esta oportunida­de”, afirma Rui Viana Barreto, um dos dois sócios da empresa que, há dois anos, já tinha levado a equipa até Paris, França.

Para quem fez o batismo de voo, “foi alucinante”, afirma o responsáve­l. “Houve turbulênci­a e deram uns gritos valentes”, confidenci­a, satisfeito por poder proporcion­ar experiênci­as diferentes à equipa. “Somos uma família. Temos um grupo de Whatsapp e todos os dias dizemos bom dia uns aos outros”, conta Rui Barreto, garantindo que irá continuar a proporcion­ar novas viagens. “Queremos que as pessoas tenham prazer em vir trabalhar”, conclui.

 ??  ?? Greve dos pais começa hoje e deverá terminar na próxima sexta-feira
Greve dos pais começa hoje e deverá terminar na próxima sexta-feira
 ??  ?? Grupo de 25 divertiu-se em Espanha
Grupo de 25 divertiu-se em Espanha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal