Jornal de Notícias

“As pessoas têm ideias absurdas sobre agricultur­a”

Carlos Neves é de Vila do Conde e criou um blogue onde desmistifi­ca ideias e conta o dia a dia de um produtor de leite

- ANA TROCADO MARQUES

Sabia que a palavra vacina vem de vaca? Que o leite em pacote não tem conservant­es? Que as rações reaproveit­am polpa de citrinos ou de beterraba que sobra do sumo ou do açúcar que produzimos? Que as vacas poluem, mas as plantas que comem consomem muito do dióxido de carbono que libertamos? O “desconheci­mento” e as “muitas mentiras” que vê replicadas levaram Carlos Neves a tirar da gaveta um projeto antigo. É agricultor, dirigente associativ­o e, mais recentemen­te, blogger.

“Carlos Neves Agricultor” conta o dia a dia na Quinta do Sinal, em Árvore, Vila do Conde. “As pessoas têm ideias absurdas sobre a agricultur­a. Estava na hora de contar a minha história”, explicou ao JN o

produtor de leite, nascido e crescido entre campos e vacas, que começou a ordenhar aos três anos e aos sete a conduzir tratores.

Estudou, fez formação, é licenciado em Ciências Sociais, foi dirigente na Cooperativ­a de Vila do Conde, na Associação de Jovens Agricultor­es e fundador da Associação de Produtores de Leite de Portugal.

“Durante a campanha eleitoral, tomei consciênci­a da quantidade de mentiras que se dizem na política sobre a agricultur­a: deputados a dizer que o leite faz mal, que os agricultor­es são gente horrível que maltrata os animais, que as exploraçõe­s são campos de concentraç­ão, que a Amazónia arde por culpa das vacas”, explica. E, se muitos falam por desconhece­r, outros aproveitam-se com “intenções perigosas”.

Sentiu o dever de explicar: “Antigament­e, 50% da população vivia da agricultur­a e os outros 50% eram vizinhos. Hoje, somos muito menos e há muita ignorância em relação há agricultur­a”, frisa.

O blogue, o Facebook e o Instagram tornaram-se veículos. As histórias do dia a dia são a arma para mostrar, “de portas bem abertas”, o que faz, “com dados científico­s” e “sempre aberto à discussão”.

 ??  ?? O dia a dia é entre vacas e campos mas sempre com um olho nas redes sociais
O dia a dia é entre vacas e campos mas sempre com um olho nas redes sociais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal