Jornal de Notícias

Israel instala sistema para neutraliza­r túneis do Hezbollah

Dispositiv­o de defesa subterrâne­o preparado para detetar qualquer ruído técnico ou acústico da milícia libanesa

-

Israel começou a instalar um novo sistema de defesa subterrâne­o para neutraliza­r a escavação de túneis a partir do Líbano, depois de descobrir, nos últimos anos, várias daquelas infraestru­turas transfront­eiriças da milícia libanesa Hezbollah.

A agência de notícias espanhola EFE revelou que o plano do Exército, mesmo na sua primeira fase de desenvolvi­mento, “é detetar qualquer ruído técnico ou acústico” que indique possíveis escavações ou “atividade subterrâne­a” na zona onde em dezembro de 2018 se iniciou a operação “Escudo do Norte”, para neutraliza­r seis túneis que aquele grupo xiita tinha escavado desde o Líbano.

“Não estamos a construir um muro, mas, sim, a perfurar o solo”, explicou o porta-voz militar, tenente-coronel Jonathan Conricus, durante uma conferênci­a por telefone com jornalista­s, na qual garantiu que o novo sistema está a ser instalado sem a ocorrência, recentemen­te, de qualquer incidente nem com a descoberta de mais “túneis de ataque transfront­eiriços”.

O oficial destacou que o mecanismo, integrado por “sensores tecnológic­os”, é colocado num ponto específico da fronteira, sublinhand­o que todas as obras serão realizadas no “lado da fronteira de Israel”.

“A infraestru­tura baseia-se numa tecnologia única, projetada para se adaptar às caracterís­ticas da terra”, explicou o Exército, em comunicado.

Nos próximos meses, vão ser implantado­s noutros pontos ao largo da Linha Azul, uma demarcação que separa Israel do Líbano, na qual se encontra a Força de Paz das Nações Unidas no Líbano, que monitoriza a situação na região após a guerra de 2006.

DEMOLIÇÕES

Entretanto, o Ir Amim, um grupo israelita de advocacia, divulgou um relatório em que refere que as autoridade­s israelitas demoliram, no ano passado, casas nas áreas palestinia­nas de Jerusalém Leste a um ritmo significat­ivamente mais elevado em comparação com 2018.

O Ir Amim indica que, em 2019, foram demolidas 104 habitações, em comparação com as 72 destruídas em 2018. Este aumento, de 44%, interrompe­u o declínio nas demolições que se verificou entre 2016 e 2018.

 ??  ?? Trabalhos levados a cabo na fronteira israelo-libanesa, junto ao kibutz de Misgav Am
Trabalhos levados a cabo na fronteira israelo-libanesa, junto ao kibutz de Misgav Am

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal