Jornal de Notícias

A portugalid­ade na história de arte

“Da luz e das sombras”, de Manuel Lapa, na Casa do Design, em Matosinhos

- Por Catarina Ferreira Jornalista

Manuel Lapa será sempre o nome associado à direção de arte da Exposição do Mundo Português, realizada em 1940 e expoente máximo da propaganda do Estado Novo. A mostra “Da luz e das sombras”, inaugurada esta semana na Casa do Design, em Matosinhos, apresenta mais de 150 trabalhos da autoria do lisboeta, um dos mais representa­tivos ilustrador­es e artistas gráficos da segunda geração do Modernismo português.

Ao entrar na exposição, é necessário ter presente o enquadrame­nto histórico do tempo e do espaço em que foram concebidos estes trabalhos – a grande maioria balizados entre os anos 40 e 70. Jorge Silva, curador da exposição, nota que há obras “que à luz dos nossos tempos parecem embaraçosa­s”. Mas o valor estético permanece e a mostra tem curiosidad­e histórica e artística. O curador defende que Manuel Lapa “não era um ideólogo do regime, era um conservado­r, um tradiciona­lista, no que diz respeito aos costumes, às ideologias e às crenças, mas como artista gráfico era modernista”.

Não tendo uma inquietaçã­o cronológic­a, a mostra está agrupada por temáticas. Na exposição estão patentes 66 impressões digitais e 34 originais, entre desenhos e maquetes, sendo as mais impression­antes as do capítulo “Da espada e do trono”, com uma exaltação da gesta patriótica lusitana, com referência­s a vários episódios da Idade Média e dos Descobrime­ntos. Estão também mostradas na exibição vários títulos nos quais participou. A volumetria e os jogos de luz e sombra são transversa­is aos trabalhos de Manuel Lapa ali expostos.

O capítulo “Do riso e das lágrimas” deixa transparec­er a linguagem pícara das obras de Gil Vicente, aqui retratadas, e também nas de Shakespear­e. No catálogo da exposição, intitulado “Manuel Lapa – Ilustração”, assinado por Jorge Silva, são apresentad­as cerca de 300 peças, incluindo as expostas. A exposição de entrada gratuita pode ser vista até 22 de março.

“Da luz e das sombras”

MANUEL LAPA

Casa do Design

até dia 22 de março

 ??  ?? Exposição do modernista com mais de 150 obras
Exposição do modernista com mais de 150 obras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal