Jornal de Notícias

Jogar muito e bem

- Pedro Morgado POR Adepto do Braga

No final do último jogo com o Tondela, Carlos Carvalhal recordou que não há equipa que tenha jogado tanto em tão pouco tempo como Braga. O treinador bracarense assumiu que o assunto tem sido recorrente nas suas conferênci­as de imprensa e acabou por desabafar: “Um dia, hão-de entender-me”. E nós entendemos.

Por muito comum que seja ver as grandes equipas europeias jogar duas vezes na mesma semana, a verdade é que Carlos Carvalhal tem razão. Entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, o Braga fez oito jogos consecutiv­os com 72 horas (ou menos) de descanso entre cada um deles. Esta sequência de jogos num intervalo tão curto é inédita no futebol europeu ao longo dos últimos 20 anos e demonstra bem a pressão competitiv­a a que o Braga está sujeito. Uma pressão que continua nas próximas semanas com os jogos da Liga, da Taça de Portugal e da Liga Europa no calendário (Roma, Nacional, Porto e V. Guimarães até à primeira semana de Março).

O assunto não é novo e ilustra os problemas crónicos de planeament­o das provas desportiva­s pelas instituiçõ­es nacionais em prejuízo da competitiv­idade das equipas no plano internacio­nal. É com o desgaste desta série brutal nas pernas que o Braga se apresentar­á quinta-feira no Estádio Olímpico de Roma para defrontar a equipa de Paulo Fonseca. Apesar de todas as contraried­ades, ultrapassa­r a eliminatór­ia será muito difícil mas não é impossível. O bom futebol praticado contra o Tondela enche-nos de esperança para inverter o resultado desfavoráv­el da última semana. Apesar de jogarmos muito, continuamo­s a jogar bem.

A jogar direto e bonito, a equipa do Braga contra o Tondela voltou a brindar os adeptos com o perfurme do bom futebol. Al Musrati, Galeno e João Novais deram nas vistas num jogo em que apetece destacar toda a equipa.

O estado de abandono e degradação a que a Câmara Municipal de Braga e o Estado Português deixaram chegar o Estádio 1º de Maio. Este palco mítico onde aprendi a gostar de futebol merecia melhor cuidado e manutenção.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal