Jornal de Notícias

Saem nove e entram seis municípios na zona vermelha do mapa. Cabeceiras de Basto é o único a recuar no desconfina­mento

- João Queiroz joao.queiroz@jn.pt

Passaram a ser 23 os concelhos em risco de recuar ou estagnar no desconfina­mento na atualizaçã­o ao mapa que o Governo fará na próxima semana – as avaliações deixam de ser quinzenais. Nesta lista, 17 já estavam em estado de alerta, aos quais se juntam, agora, outros seis. Nove saíram por terem conseguido uma taxa de incidência da doença inferior a 120 casos por 100 mil habitantes.

Depois da reunião de ontem do Conselho de Ministros, a ministra da Presidênci­a anunciou que Cabeceiras de Basto é o único município que terá de recuar, o que implica, por exemplo, os restaurant­es voltarem a fechar às 13 horas ao fim de semana. Em contrapart­ida, Aljezur, Portimão, Valongo e Miranda do Douro registaram melhorias suficiente­s para avançar.

Mariana Vieira da Silva saudou o “esforço que todos fizeram” nesses concelhos, cuja evolução mostra que a estratégia do Governo “de agir localmente, resulta”.

Entre os municípios que estavam com medidas diferencia­das, há quatro que não avançam nem recuam: Carregal do Sal, Paredes, Resende, assim como as duas freguesias de Odemira (São Teotónio e Longueira/Almograve), que vão manter as cercas sanitárias. A governante admite que podem vir a ser levantadas na próxima semana, ainda que, por esta altura, os números se mantenham acima do limite de 120 casos por cada 100 mil habitantes.

Mariana Vieira da Silva disse que vê “sinais de uma pandemia controlada”: em dois meses, a incidência por 100 mil habitantes a 14 dias foi reduzida a metade (está em 0,78 no continente) e o índice de transmissi­bilidade está “confortave­lmente abaixo de 1” (0,95). Admitiu que, na próxima semana, “possam existir alguns acertos em regras”, não haverá “nenhuma mudança significat­iva na forma como a sociedade se está a organizar” por agora. Só haverá reunião do Infarmed se “houver alguma alteração significat­iva”.

Cabeceiras de Basto

Paredes

Carregal do Sal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal