Jornal de Notícias

Preso por balear companheir­a à frente dos filhos

Vítima foi atingida com três tiros em casa, em Cambres, Lamego. Agressor fugiu e foi capturado

- ALEXANDRE PANDA VANESSA PEREIRA

Se os deputados aprovarem aquela medida, nos tribunais de instrução que só têm dois juízes – como os das comarcas pequenas ou o Tribunal Central de Instrução Criminal, onde correm os casos mais complexos –, a instrução do processo será automatica­mente distribuíd­a a quem não o tramitou no inquérito.

Outra novidade da referida proposta de lei, que visa a alteração de vários diplomas, é a incriminaç­ão da escrituraç­ão fraudulent­a. Propõe-se que seja punida, com pena de multa ou de prisão até três anos, o gestor ou administra­dor que apresentar “intenciona­lmente, para apreciação ou deliberaçã­o”, documentos para prestação de contas “falsos ou adulterado­s”.

A impossibil­idade de titulares de cargos políticos condenados concorrere­m a eleições até dez anos depois de saírem da prisão é outra das medidas avançadas.

Rosa Cunha, de 41 anos, permanece internada após ter sido atingida com três tiros pelo companheir­o, ao fim da tarde de ontem, no lugar da Chumbeira, em Cambres, Lamego. Foi operada de urgência, mas está fora de perigo. O suspeito, de 43 anos, que chegou a estar em fuga, acabou por ser localizado pela GNR em Castro Daire. Foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) de Vila Real e será hoje interrogad­o no Tribunal de Lamego.

Segundo o que o JN apurou, Rosa Cunha foi atingida com um tiro na cabeça e dois no tronco, na residência familiar. A mulher foi assistida no local pelos Bombeiros de Lamego e pelo INEM, com uma viatura médica de emergência e reanimação, mas acabou por ser transporta­da de helicópter­o, em estado grave. Está internada no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos.

“As últimas informaçõe­s que temos são de que o estado de saúde da mulher estabilizo­u e já não corre perigo”, revelou o presidente da Junta de Freguesia de Cambres, Adelino Magalhães.

Quando o crime aconteceu, um bebé do casal e quatro filhos da vítima estavam dentro de casa e terão assistido a tudo. A tentativa de homicídio terá acontecido na sequência de uma violenta discussão, uma de muitas ocorridas nas últimas semanas.

Foi a mãe da vítima quem ouviu os tiros e alertou uma equipa dos bombeiros de Lamego. “Já disponibil­izamos toda a ajuda que for necessária no acompanham­ento deste caso, para dar apoio às crianças”, diz o autarca.

Depois dos disparos, o suspeito pôs-se em fuga. De carro, terá seguido na direção de S. João da Pesqueira. A GNR desencadeo­u uma vasta “operação de localizaçã­o e captura” em toda a região envolvente, abrangendo as áreas de Lamego, Resende e Castro Daire. Neste último concelho, uma patrulha intercetou o fugitivo.

 ??  ?? Rosa Cunha foi baleada dentro de casa, em Cambres
Rosa Cunha foi baleada dentro de casa, em Cambres

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal