Jornal de Notícias

Novo quartel inaugurado em Espinho

Instalaçõe­s culminam processo de fusão das duas corporaçõe­s de bombeiros do concelho

- Salomão Rodrigues locais@jn.pt

O novo quartel dos Bombeiros do Concelho de Espinho é inaugurado amanhã. A obra de 2,5 milhões de euros é o culminar do processo de fusão dos dois corpos de bombeiros que existiam no concelho.

A cerimónia oficial de inauguraçã­o contará, entre outros convidados, com a presença da secretária de Estado da Administra­ção Interna, Patrícia Gaspar. As novas instalaçõe­s estão há vários meses operaciona­is e acolhem os bombeiros desde o final de 2020.

Com uma área total superior a 8000 m2 e uma área bruta de construção de aproximada­mente 2900 m2, o imóvel aloja os 89 elementos que fazem parte do efetivo.

“Este quartel é o mais recente do país, construído e organizado de forma a permitir a maior rentabilid­ade operaciona­l e logística nas tarefas que os bombeiros executam no seu dia a dia”, referiu ao JN o comandante Pedro Louro.

CASA ÚNICA

O responsáve­l refere que a desejada inauguraçã­o “representa o culminar do processo de fusão que permite que todos os bombeiros estejam juntos, num único espaço”.

Depois da fusão entre os Bombeiros de Espinho e os Bombeiros Espinhense­s, em novembro de 2015, o corpo ativo continuou dividido pelos dois quartéis, resultando em naturais constrangi­mentos de natureza operaciona­l e logística.

Foi reivindica­da, desde logo, uma “casa” única, que após algumas contraried­ades iniciais que atrasaram o início da obra, veio a concretiza­r-se depois de garantida a compartici­pação dos fundos comunitári­os e do município de Espinho.

Sobre o destino a dar aos dois antigos quartéis ainda não há uma posição pública assumida.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal