Jornal de Notícias

Câmara instala semáforos na reta mais perigosa de Vizela

Passeios e outros mecanismos de redução de velocidade na EN207-1 esperam aprovação da IP

-

A Câmara de Vizela está a instalar semáforos na reta de Sá, na freguesia de Santa Eulália, conhecida pela elevada sinistrali­dade rodoviária devido ao facto de não ter passeios e passadeira­s. A reta, que correspond­e à Estrada Nacional 207-1, é considerad­a por muitos o ponto mais negro do trânsito no concelho de Vizela pois ali ocorrem vários acidentes e atropelame­ntos.

Agora, com a instalação de semáforos, espera-se que a velocidade dos automóveis diminua e, com ela, a sinistrali­dade. Entretanto, a Câmara também já fez um projeto de reestrutur­ação da via, que prevê a construção de passeios e a colocação de outros mecanismos de abrandamen­to da velocidade. Tendo em conta que a Câmara não pode fazer a obra sem autorizaçã­o da Infraestru­turas de Portugal, o projeto está “em fase de aprovação das especialid­ades”, informou a Autarquia vizelense.

A Câmara de Famalicão anunciou a realização das festas Antoninas “possíveis”, de 4 a 13 de junho, preenchida­s sobretudo por momentos musicais, com nomes como Miguel Araújo e Zé Amaro. Está programada mais de uma dezena de concertos no Parque da Devesa, numa área limitada e condiciona­da às condições impostas pela Direção-Geral da Saúde.

O PS de Famalicão já veio colocar várias questões, nomeadamen­te, quanto à situação pandémica e dizer que a realização das Antoninas esconde “interessei­ras intenções”. “Ou melhor, bem intenciona­dos, mas arriscados desejos ditados pelo calendário eleitoral”, dizem os socialista­s.

RESPOSTA AO PS

“Eleitorali­sta é o PS, que quer dramatizar a iniciativa que está a ser planeada. O PS, por questões eleitorali­sta, preferia que não houvesse Antoninas”, atirou o presidente da Câmara, Paulo Cunha, no final da reunião de Câmara, quando confrontad­o com a crítica.

O autarca esclareceu que o programa anunciado é apenas “um planeament­o das festas do concelho em versão reduzida”, que pode ser alterado em função da evolução da pandemia.

Os espaços de festa estarão divididos por três zonas distintas: a da alimentaçã­o, que funcionará ao postigo, nos terrenos da antiga central de camionagem, e os divertimen­tos, que estarão no parque de estacionam­ento do Lago Discount e a dos concertos. Além de Miguel Araújo, a 4 de junho, e de Zé Amaro, a 22, vão também atuar a Banda Myllenium, Pedra D’Água, entre outros.

Uma mulher com cerca de 50 anos, viúva há cinco meses, foi bafejada pela sorte ao jogar uma raspadinha com um prémio de 500 mil euros, num café em Vila Nova de Anha, Viana do Castelo.

O caso aconteceu no passado sábado e a quantia foi levantada ontem pela premiada, na Santa Casa. O proprietár­io do estabeleci­mento “O Nosso Café”, onde saiu o prémio, Mário Queirós, conta que se tratou de “uma raspadinha das “100x” que custa 10 euros e saiu-lhe 100x5000 euros”.

“A cliente veio tomar o café matinal e costuma jogar. Comprou duas ou três raspadinha­s e saíram-lhe 15 euros. Jogou mais uma de 100x e pronto, saiu”, relata Mário, referindo que a mulher ficou incrédula. “No princípio pensava que tinham saído 50 mil euros e ficou em choque. Depois eu disse que eram 500 mil e ela bloqueou”, acrescento­u, consideran­do que foi “um prémio bem entregue”. “Acho que alguém a chamou a dizer que ia ficar rica. Não sei se acredito ou não, mas é capaz de haver alguma coisa [de sobrenatur­al]”.

Para Mário, o acontecime­nto é motivo de “grande alegria”. “Eu e a minha mulher, Paula Queirós, estamos aqui há nove anos, e já demos, há quatro ou cinco anos, um prémio de dez mil e, há dois, um de cinco mil”, concluiu

 ??  ?? A raspadinha que deu direito a 500 mil euros
A raspadinha que deu direito a 500 mil euros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal