Jornal de Notícias

União, estética e integridad­e no FITEI

Teatro de Ferro e de Marionetas do Porto estreiam hoje homenagem a Maiakovski

- Por Catarina Ferreira Jornalista

“Conheço o poder das palavras, suscita-me, quero acabar de viver o que é meu” , escreveu Vladimir Maiakovski. No dia do funeral do escritor russo, 150 mil pessoas comparecer­am à despedida daquele que era “o poeta da Revolução”, demonstran­do que o poder das suas palavras era inegável. Maiakovski tem como legado um depoimento diferencia­do das tradições artísticas russas, com um contributo vanguardis­ta do futurismo russo.

Esta personalid­ade que recorria frequentem­ente aos viajantes no tempo para ilustrar os seus questionam­entos é a figura homenagead­a na produção “Maiakovski – O regresso do futuro”, que une o Teatro de Ferro, o Teatro de Marionetas do Porto e o Festival Internacio­nal de Expressão Ibérica (FITEI).

Uma forma de provar que “a união faz a força”, como explicou o encenador Igor Gandra. As duas companhias, apesar de terem linguagens distintas, trabalham primordial­mente com teatro de objetos e formas animadas. E Igor Gandra domina totalmente estas linguagens, já que dirige o Teatro de

Ferro e começou o seu percurso no Teatro de Marionetas.

Numa macroinsta­lação estão representa­das as linhas temporais nas quais viajam “camaradas futuros” com mensagens sobre grandeza e camaradas passados com mensagens de (des)esperança. O espetáculo está visualment­e muito bem conseguido, com uma série de quadros extremamen­te impactante­s visualment­e. Um exercício de estética acurado.

Quando os cinco intérprete­s dançam com as suas botas russas vermelhas, cobertos com desenhos a grafite da cara de Maiakovski, é uma das imagens mais bonitas. Uma das primeiras cenas do diálogo com pés de balé está muito aprimorada. Ao longo de toda a produção o som tem grande importânci­a na construção de significad­os, muitas vezes com alusões soviéticas, mas também a ambientes industriai­s.

“Maiakovski é incompreen­sível para as massas”, escrevem. Mas até os intelectua­is padecem de afeto. “A barca do amor naufragou contra os rochedos da rotina”. Assim naufragou também Maiakovski.

Maiakovski – O regresso do futuro

TEATRO RIVOLI, PORTO SEXTA E SÁBADO

 ??  ?? Impactante quadro de Maiaskovsk­i
Impactante quadro de Maiaskovsk­i

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal