Jornal de Notícias

É preciso incluir migrantes na vacinação

Diretor-geral da OIM, António Vitorino, lançou alerta

-

António Vitorino, diretor-geral da Organizaçã­o Internacio­nal das Migrações (OIM), entende que existe uma necessidad­e urgente de incluir os migrantes nos programas de vacinação, como forma de ultrapassa­r os prejuízos causados pela pandemia, incluindo os económicos. O alerta foi deixado, ontem, na II Conferênci­a Interparla­mentar de Alto Nível sobre Migração e Asilo, que decorreu em Bruxelas e em Lisboa.

“A recuperaçã­o económica está intrinseca­mente ligada à implementa­ção da vacinação e é crítica a necessidad­e de incluir os migrantes, os refugiados e outras pessoas em movimento nos esforços globais de vacinação”, frisou António Vitorino, para quem “estamos em risco de criar uma nova assimetria em todo o Mundo”.

Entende que “a pandemia mostrou a importânci­a dos trabalhado­res migrantes como uma parte importante da força trabalhado­ra, em muitos setores como a agricultur­a. Muitos tiveram que regressar aos seus países, por não conseguire­m encontrar empregos, devido aos confinamen­tos”.

MÃO DE OBRA ESSENCIAL

Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, alertou para “a falta continuada do acesso às vacinas”, nos países em desenvolvi­mento. E reiterou a importânci­a dos migrantes na Europa, até porque, “nos próximos anos, teremos falta de mão de obra, com a necessidad­e de recrutamen­to em países terceiros”.

Mensagem semelhante deixou Eduardo Cabrita, ministro da Administra­ção Interna, para quem “a Europa precisa de migrantes” e do “impulso positivo de pessoas que vêm de outros continente­s”, porque “somos um continente envelhecid­o”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal