Jornal de Notícias

INEM com reforço de 11 meios no verão

Instituto quer garantir resposta eficaz entre junho e setembro

-

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai reforçar os meios de emergência para acautelar uma resposta eficaz durante os meses de verão, entre junho e setembro, mais propícios a movimentos sazonais. O reforço será feito através de 11 meios e deve-se sobretudo ao “aumento de atividade Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM)” durante aquele período.

Em comunicado, o INEM explica que a distribuiç­ão dos meios terá em conta a área geográfica e a procura pelos serviços de emergência em determinad­as regiões. Por exemplo, em Terras do Bouro, no concelho de Braga, onde milhares de turistas descansam e mergulham nas cascatas do Gerês, no verão, haverá mais dois Postos de Emergência Médica (PEM).

ALGARVE COM MAIS MEIOS

Vilar Formoso, Montijo, Grândola e Odemira terão também, cada um, mais um PEM. Já o Algarve leva quase metade do reforço de novos meios com quatro postos de emergência médica em Ferreiras, Fuseta, Almancil e Albufeira. Na zona de Tavira, o INEM vai abrir uma Ambulância de Emergência Médica (AEM) e disponibil­iza aparelhos de desfibrilh­ação externa (também em Olhão) para utilização nas Ilhas Barreira.

A maioria dos dispositiv­os vai funcionar em instalaçõe­s da Cruz Vermelha Portuguesa ou nos quartéis dos Bombeiros Voluntário­s.

Apesar da pandemia e do número de turistas, principalm­ente estrangeir­os, não ser tão elevado como no passado, o INEM compromete-se a fazer “ajustament­os” no dispositiv­o “em função da procura dos serviços, num ano caracteriz­ado por uma elevada incerteza”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal