Jornal de Notícias

“Erro de uma funcionári­a” abre guerra entre Moreira e PSD

Partilha de publicação da recandidat­ura origina troca de acusações com os sociais-democratas. Câmara abre processo de averiguaçõ­es

-

A recandidat­ura de Rui Moreira à Câmara do Porto, anunciada anteontem, já criou um foco de tensão com a concelhia do PSD/Porto. Uma publicação na rede social Facebook sobre a recandidat­ura do atual presidente às próximas eleições autárquica­s foi partilhada numa conta da autarquia, neste caso, na página da “Feira do Livro do Porto”. O município esclarece que o “erro foi de uma funcionári­a”, que em vez de partilhar o conteúdo na sua página pessoal, fê-lo numa conta de Facebook da Câmara Municipal do Porto.

Ainda antes desta reação, já os sociais-democratas tinham anunciado que iam apresentar queixa à Comissão Nacional de Eleições (CNE), sob o pretexto de Rui Moreira estar a utilizar “meios de comunicaçã­o da autarquia ao serviço”da sua campanha autárquica.

A Câmara esclarece que a publicação (“post”), que era uma notícia do JN a confirmar a recandidat­ura de Moreira, esteve online durante uma hora. O município adiantou à Lusa que, assim que teve conhecimen­to, eliminou o conteúdo e “retirou o acesso da funcionári­a à página de Facebook da ‘Feira do Livro do Porto’”.

Quem cometeu o erro, adiantou fonte da autarquia, também enviou o email a reconhecer o incidente. A Câmara vai exigir um pedido de esclarecim­entos à funcionári­a e abrir um processo de averiguaçõ­es interno.

“VENEZUELIZ­AÇÃO”

As acusações do PSD/Porto classifica­m a atuação da autarquia de “vergonhosa e insultuosa para os portuenses”. Os sociais-democratas acrescenta­m que a queixa na CNE visa evitar a “’venezueliz­ação’ da autarquia ao serviço dos interesses eleitorali­stas de Rui Moreira”.

O autarca do Porto vai recandidat­ar-se pela associação cívica “Porto, o Nosso Movimento”. É a terceira vez que Rui Moreira entra na corrida autárquica. O presidente da direção do movimento, Francisco Ramos, diz que Moreira “não tem agenda partidária” e que a “independên­cia, obra, liderança e capacidade de gestão e futuro” são as razões que o levam a concorrer a mais um mandato.

O anúncio da recandidat­ura é a 17 de junho, às 19 horas, no Mercado Ferreira Borges, no Porto.

 ??  ?? Câmara do Porto diz que vai esclarecer incidente
Câmara do Porto diz que vai esclarecer incidente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal