Jornal de Notícias

“Sala de chuto” do Porto está a ser ultimada

Vereador garante que procedimen­to será apresentad­o em breve em reunião de câmara

- Alfredo Teixeira locais@jn.pt

O procedimen­to para selecionar a entidade que vai operar a unidade móvel de consumo assistido de droga no Porto será aberto e aprovado em breve na reunião do executivo liderado por Rui Moreira. A garantia foi dada ontem pelo vereador da coesão social que explicou o atraso de quase 20 anos no arranque da primeira “sala de chuto”, como vulgarment­e é conhecida.

Fernando Paulo foi questionad­o sobre o processo, sucessivam­ente adiado ao longo dos últimos anos, pela vereadora da CDU, Ilda Figueiredo e mais uma vez explicou “o importante papel das reuniões” da Comissão de Implementa­ção, Acompanham­ento e Avaliação do Programa, composta pela Câmara do Porto, ARS-N, SICAD e Segurança Social para a operaciona­lização do projeto e garantiu que numa próxima reunião do executivo será finalmente apresentad­o o procedimen­to para aprovação. Apesar da legislação que permite a criação das “salas de chuto” existir há 20 anos, diz o vereador que “no Porto nada estava feito”.

COMERCIANT­ES LESADOS

A Câmara aprovou na reunião de ontem mais uma tranche de compensaçõ­es a pagar aos comerciant­es afetados pelas obras na Avenida Fernão Magalhães.

Questionad­o pela oposição sobre se este procedimen­to será seguido para os lojistas afetados pelas obras de criação da Linha Rosa do Metro do Porto, o vereador da Economia, Ricardo Valente, explicou que nesse caso as contrapart­idas terão de ser pagas por aquela empresa, responsáve­l pela obra, que terá já criado um gabinete para o efeito.

Espaços de diversão

Os três espaços de diversão (carrosséis) instalados na Rotunda da Boavista, Jardim do Calem e Fontainhas terão de encerrar às 18 horas do dia 23, horas antes da noite de S. João. Ontem, a autarquia aprovou um apoio a estes empresário­s.

Ocupação do areal

Agora com a gestão do espaço que anteriorme­nte estava sob a jurisdição da APDL, a autarquia autorizou na reunião do executivo de ontem o uso do espaço público, com espanadas e afins e apenas durante a época balnear, nas praias de Gondarém, dos Ingleses, do Homem do Leme e do Castelo do Queijo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal