Jornal de Notícias

Bloco soltou-se de ribanceira e matou operário

Estava a trabalhar na construção de um muro no fundo de uma ribanceira em Amarante

- António Orlando locaisl@jn.pt

A queda de um bloco de saibro, em forma de pedregulho, que se desprendeu de uma ribanceira, ontem, cerca das nove horas, em Louredo, Amarante, matou um trabalhado­r da construção civil e feriu gravemente outro.

Justino Macedo, 50 anos, “teve morte imediata”. Já o outro trabalhado­r sofreu um traumatism­o cranioence­fálico, além de ferimentos nas pernas e nas mãos”, explicou ao JN Rui Ribeiro, comandante dos Bombeiros Voluntário­s de Amarante.

O ferido, depois de assistido pela equipa da VMER de Vila Real, foi levado pelos Bombeiros de Amarante para a Urgência do Hospital de Penafiel.

Os operários, ao serviço de uma empresa de construção civil de Gaia, estariam “a manobrar com dois martelos pneumático­s numa sapata, no fundo de uma ribanceira, onde está a ser construído um pequeno muro de suporte”, indicou ao JN um morador da zona. A mesma fonte garantiu, também, que minutos antes do acidente uma retroescav­adora terá andado a trabalhar no patamar que é suportado pela ribanceira.

As causas que originaram a queda do bloco de saibro, oficialmen­te, são desconheci­das. Ao final da manhã, uma equipa da Autoridade para as Condições de Trabalho esteve no local, onde analisou as circunstân­cias que rodearam o acidente.

A tragédia ensombrou a construção de um bloco de habitações geminadas que está a nascer à face da rua de S. João, na freguesia de Louredo. Toda a construção – muro e habitações – está a nascer debaixo da ribanceira.

Fonte da Câmara de Amarante revelou ao JN que a construção está devidament­e licenciada.

Meios do INEM, dos Bombeiros de Amarante e da GNR foram mobilizado­s para o local do acidente. Além da ambulância de Suporte Imediato de Vida e da Viatura Médica de Emergência e Reanimação, o INEM mobilizou psicólogos para apoiarem os colegas de trabalho das vítimas.

 ??  ?? Acidente de trabalho provocou ainda um ferido
Acidente de trabalho provocou ainda um ferido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal