Jornal de Notícias

População vacinada “com arte” em Cerveira

Pelo Fórum Cultural já passaram milhares de pessoas

-

O Fórum Cultural de Vila Nova de Cerveira, sede da Bienal Internacio­nal de Arte, foi transforma­do em centro de vacinação. Por lá, onde foram mantidas várias obras, já passaram, desde fevereiro, milhares de pessoas. O próprio diretor da bienal, Cabral Pinto, foi ali vacinado e encara a escolha com bons olhos.

“Nunca me passou pela cabeça que este espaço, onde desenvolve­mos a nossa atividade artística, pudesse ser um centro de vacinação, mas aderimos logo, porque o mais importante é a saúde”, declarou, consideran­do que a ação pode ajudar “na captação de novos visitantes” para futuras bienais.

Na receção e nas boxes de vacinação estão expostas obras de arte. Cabral Pinto contou que alguns artistas, como Augusto Canedo, fizeram questão de mantê-las, para que pudessem ser usufruídas pelo público.

Médica ao serviço da vacinação em Cerveira, Rosa Baltazar afirma que aquele “é um centro de excelência”. “Quando vejo pessoas com três ou quatro horas de espera ao sol acho horrível. Comparando com este, estamos no top”, afirmou.

ESPAÇO ACOLHEDOR

Utentes e profission­ais de saúde destacam “o espaço acolhedor”, onde se esbate o ambiente hospitalar patente noutros centros.

A enfermeira Carla Segadães, da equipa de coordenaçã­o, afirma que a arte ajuda a apaziguar medos. “Olhar para uma obra de arte faz com que a pessoa esteja mais distraída e relaxada, sem pensar no que vem fazer. Sabemos que os índices de stress acabam por interferir na vacinação”, disse, comentando que as peças surpreende­m principalm­ente os mais velhos, que pela primeira vez entraram no Fórum Cultural.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal