Jornal de Notícias

Inauguraçã­o de percursos é um dos momentos que marcam o Congresso da Região de Aveiro

- Zulay Costa locais@jn.pt

A Comunidade Intermunic­ipal da Região de Aveiro (CIRA) inaugura no dia 26 os percursos Verde e Dourado da Grande Rota, com cerca de 430 quilómetro­s, fechando assim um circuito de 560 quilómetro­s de rede ciclável e pedonal através dos 11 concelhos da CIRA. Este é um dos momentos que, até dia 6 de julho, marcam o Congresso da Região de Aveiro.

A Rota Verde, que compreende 194 quilómetro­s, “passa sobretudo em território­s interiores e de serra”, explicou o presidente da CIRA, Ribau Esteves. O percurso começa no canal de São Roque, em Aveiro, e segue em direção a Albergaria, Sever do Vouga, Águeda, Anadia e Oliveira do Bairro.

A Rota Dourada, com troços na serra e no litoral, arranca da praia de Esmoriz (Ovar) e desenrola-se ao longo de 233,9 quilómetro­s nos municípios da Murtosa, Albergaria, Sever do Vouga, Águeda, Anadia, Oliveira do Bairro, Ílhavo e Vagos.

Os dois novos percursos juntam-se à rota Azul, junto à costa litoral e ria, inaugurada em outubro do ano passado, totalizand­o uma rede de 560 quilómetro­s. Todos procuram aproveitar caminhos e vias já existentes. As obras necessária­s foram realizadas pelas autarquias e estão sinalizada­s.

A Grande Rota, acrescenta o presidente da CIRA, “está classifica­da formalment­e para entrar nos circuitos internacio­nais” e pretende ser mais um “instrument­o de

Património da UNESCO

A candidatur­a do barco moliceiro a património mundial da UNESCO é apresentad­a hoje, em Vagos.

Regata na ria

Dia 3 de julho decorre uma regata de moliceiros. Saem da praia do Monte Branco, Murtosa, pelas 14.30 horas, rumo a Aveiro. promoção do território”, aproveitan­do os “valores ambientais, culturais, patrimonia­is e a diversidad­e geográfica” para atrair pessoas.

EVENTOS DISPERSOS

O congresso, que terá eventos em todos os concelhos da CIRA, permitirá “abrir à reflexão, ao debate e à partilha ideias que temos em desenvolvi­mento”, sublinhou Ribau. Até 6 de julho serão apresentad­os projetos que vão da mobilidade à qualificaç­ão de cais, central de biomassa, gestão de biorresídu­os, entre outros. Do programa sobressaem a candidatur­a do barco moliceiro a património da Unesco (ver texto ao lado) e a apresentaç­ão de três projetos, orçados em 30 milhões de euros, que visam a qualificaç­ão da margem sul do rio Novo do Príncipe, ponte-açude do mesmo rio e sistema de defesa primário do Baixo Vouga Lagunar, para impedir a salinizaçã­o de campos.

Ontem, na apresentaç­ão do evento, em Sangalhos, Anadia, a presidente da autarquia anadiense, Teresa Cardoso, destacou que é a “especifici­dade de cada concelho que completa” a grande diversidad­e da região da ria.

 ??  ?? Rota Azul integra passadiços junto à ria, entre Mataduços e Vilarinho, Aveiro
Rota Azul integra passadiços junto à ria, entre Mataduços e Vilarinho, Aveiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal