Jornal de Notícias

“Os bancos financiava­m o povo e não o contrário”

Na estreia do programa “Ironias do destino” Pinto da Costa deixa critica banca e presidênci­a

- Miguel Pataco miguel.pataco@jn.pt

No primeiro episódio do programa “Ironias do Destino”, em que o Porto Canal faz uma viagem pelos quase 40 anos de presidênci­a, Pinto da Costa recordou a importânci­a da mãe na decisão de se candidatar à liderança, deixou críticas ao estado atual da banca nacional e, de forma velada, a Marcelo Rebelo de Sousa.

O presidente mais titulado do Mundo e há mais tempo no cargo, começou por lembrar que nunca teve a intenção de assumir os destinos azuis e brancos – “era suposto ser o Manuel Couto, mas ele disse-me: ‘Ó Jorge, o clube precisa é da tua cabeça e da minha carteira’”, contou – e que só decidiu concorrer às eleições de abril de 1982 depois de pedir conselhos. “Ouvia sempre a opinião da minha mãe e, um certo sábado, fui almoçar a casa dela e ela perguntou-me se ia para a Direção. Perguntei como sabia e ela disse que tinha lido no Comércio do Porto, o jornal que lia. Perguntei-lhe o que achava e ela respondeu: ‘gostas muito do F. C. Porto, eles gostam de ti e esse é o teu destino. É a tua vida, a tua paixão’. Foi, na minha opinião, uma ironia do destino: a pessoa que eu achava ser decisiva para não ir, foi quem me convenceu”.

O regresso de Fernando Gomes ao F. C. Porto foi o mote para criticar o estado da banca nacional. “O presidente do Gijón ligou-me a dizer que o pagamento tinha de ser em ‘cash’. Eu disse ‘claro que sim’ e não tínhamos um escudo. Mas, nessa altura, os bancos é que financiava­m o povo e não o contrário”.

Pinto da Costa recordou a forma como conheceu o antigo Presidente da República Ramalho Eanes e deixou uma crítica implícita a Marcelo Rebelo de Sousa: “O conhecimen­to que travei com o General Eanes foi um dos melhores momentos da minha carreira. O Presidente era realmente Presidente de todos os portuguese­s e o garante da democracia. Não era por andar a tirar selfies, dar beijinhos ou fazer vontades ao Governo. Era o Presidente”.

 ??  ?? Pinto da Costa no programa com Estela Machado, do Porto Canal
Pinto da Costa no programa com Estela Machado, do Porto Canal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal