Jornal de Notícias

Público volta às bancadas este fim de semana em 14 competiçõe­s de futebol

Dez concelhos mantêm recintos fechados por excesso de casos

- João Faria joao.faria@jn.pt

Catorze competiçõe­s organizada­s pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vão poder ter público a partir deste fim de semana, confirmou a entidade federativa em comunicado, após adequação da regulament­ação definida pela Direção-Geral de Saúde (DGS), face à pandemia de covid-19. Apesar do significad­o da medida que viabiliza um objetivo antigo prevê-se um regresso a meio gás dos espectador­es às bancadas.

Ao regime de exceções em dez concelhos considerad­os de risco elevado e muito elevado que continuarã­o a ter encontros à porta fechada (ver ao lado), junta-se o adiamento de encontros em que pode haver público, dadas as restrições de circulação em Lisboa. É o que sucederá na final da II Divisão feminina de futebol, entre o Vilaverden­se e o Sporting B, a disputar em Leiria, que foi adiada para a próxima quarta-feira e o Leixões-Belenenses, em sub-19, a realizar em data a definir.

Com as provas mais sonantes já concluídas, o cartaz, na maior parte dos casos, apenas preenche este e o próximo fim de semana, espécie de aperitivo para 2021/22, em que se espera que o processo de abertura das bancadas seja irreversív­el. Para já, a assistênci­a não pode exceder 33% da lotação. A DGS determinou o rasteio dos espectador­es, sempre que o número de pessoas seja superior a mil, em ambiente aberto, ou superior a 500, em recintos fechados, sendo possível apresentar testes rápidos de antigénio, realizado nas 48 horas anteriores ao evento, autoteste de antigénio, no dia e no local do evento, sob supervisão de um profission­al de saúde, ou teste PCR, até 72 horas antes.

Grande parte das provas a que o público poderá aceder (ver quadro ao lado) dizem respeito a finais ou fases finais nacionais, desde camadas jovens a escalões seniores, de ambos os sexos.

Ao nível regional, as associaçõe­s também viabilizam o regresso do público aos recintos a partir de hoje, enquanto no caso das provas profission­ais a autorizaçã­o só terá lugar, a partir do próximo fim de semana.

A FPF não autoriza, entretanto, que cinco provas tenham público, entre as quais a primeira fase do campeonato de elite de futebol de praia. Uma medida que tem em consideraç­ão que já se realizaram jornadas sem público e tem em vista o cumpriment­o do princípio da igualdade de todos os praticante­s no desenvolvi­mento da competição.

 ??  ??
 ??  ?? Federação permite o regresso de espectador­es, mas dez concelhos de risco elevado ou muito elevado ficam, para já, à margem
Federação permite o regresso de espectador­es, mas dez concelhos de risco elevado ou muito elevado ficam, para já, à margem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal