Jornal de Notícias

AJUSTE DE CONTAS

Última derrota da seleção num Europeu foi contra a Alemanha. Vitória hoje garante “oitavos”

- Rui Farinha rui.farinha@jn.pt em Munique

Portugal defronta hoje a Alemanha, em Munique, partida em que os germânicos estão mais pressionad­os por não terem pontuado na primeira jornada. Com a vantagem de ter somado uma vitória, frente à Hungria, a equipa das quinas tem a hipótese de gerir a partida com tranquilid­ade, explorar o contra-ataque e tentar já hoje somar os pontos necessário­s para se qualificar para os oitavos de final.

Se no plano mental se encontra melhor, o mesmo não se poderá dizer relativame­nte ao aspeto físico. Neste Europeu, os germânicos ainda não efetuaram viagens e têm a vantagem teórica de jogar sempre em casa. É, aliás, a única equipa do Grupo F que nunca abandona o seu país. Por seu lado, Portugal anda com a casa às costas: o quartel-general, em Budapeste, dista 3200 quilómetro­s da Cidade do Futebol, em Oeiras, e foi ainda obrigada, na quinta-feira, a cumprir de avião mais 700 quilómetro­s entre a capital da Hungria e Munique. Dificuldad­es torneadas pelo “staff” da equipa das quinas com a escolha da Ilha Margarida, em Budapeste, para o estágio na fase de grupos, local que tem todo o conforto requerido pela comitiva.

No que diz respeito aos minutos dos jogadores das duas seleções ao serviço dos clubes, nesta temporada, Portugal leva ligeira vantagem. No total, realizaram 1208 jogos e totalizara­m 90 176 minutos, contra 1200 partidas e 90 824 minutos dos rivais. Uma diferença mínima do ponto de vista físico mas que, ainda assim, pode fazer a diferença.

Sem derrotas há 12 jogos no Campeonato da Europa, Portugal tem uma espécie de ajuste de contas com os germânicos, os autores do último desaire, assinado na fase de grupos do Euro 2012 graças a um golo solitário da autoria de Mario Gómez.

SEM ALTERAÇÕES NO ONZE

Fernando Santos não deve fazer alterações no onze. Apesar das entradas de Rafa e de Renato Sanches terem mexido com o jogo diante da Hungria, o selecionad­or deve manter uma equipa que lhe dá garantias em termos de experiênci­a. Criticado pela exibição com altos e baixos frente aos magiares, Danilo vai encontrar um adversário que pode favorecer mais as suas qualidades defensivas. Já Bernardo Silva, que esteve também apagado, tem nova oportunida­de no ataque.

 ?? Rui Farinha, em Munique ?? Crónica da humorista Joana Marques
Rui Farinha, em Munique Crónica da humorista Joana Marques

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal