Jornal de Notícias

Portuguese­s em Munique acham caro os preços dos ingressos e preferem assistir ao jogo em restaurant­es

- Rui Farinha POR rui.farinha@jn.pt em Munique

A comunidade portuguesa em Munique tem a expectativ­a de ver Portugal carimbar hoje a passagem aos oitavos de final e muitos gostariam de marcar presença no Allianz Arena. No entanto, poucos vão consegui-lo. A lotação do estádio está reduzida a 14 mil espectador­es, devido às restrições impostas pela covid-19, e os poucos ingressos ainda disponívei­s estão à venda por um preço exorbitant­e no mercado negro.

“Vi um por cerca de 670 euros... Pedir esse valor por um bilhete é uma loucura. Mas amanhã [hoje] os preços não vão descer. Numa plataforma de venda, reconhecid­a pela UEFA, os valores também rondam os 500 euros. É muito dinheiro”, queixou-se, ao JN, Sérgio Oliveira, natural do Seixal e emigrante há 14 anos na Alemanha, onde vivem cerca de 140 mil portuguese­s. “Só conheço quatro ou cinco casais que vão ao estádio. Os restantes portuguese­s estarão em restaurant­es e em dois ou três espaços públicos, os únicos com autorizaçã­o para acolher grupos”, afirmou este analista sénior financeiro.

COMÉRCIO ABRIU TARDE

A pandemia continua a ser encarada pelo Governo alemão com enorme seriedade. “No Euro 2016, havia um ecrã gigante em cada canto. Agora os ajuntament­os estão proibidos. O comércio só reabriu na segunda-feira, as pessoas podem andar na rua sem máscara, mas nos espaços fechados têm de usar as KN95, as mais eficazes para a covid-19”. Nada que atrapalhe a vontade de apoiar Portugal.

Entre os emigrantes, há um “sentimento muito especial” de ver a seleção portuguesa no local onde residem. “Não vencemos a Alemanha há 21 anos, a última foi no Euro 2000, e neste momento queremos provar que somos uns justos campeões europeus”. Ainda assim, Sérgio Oliveira pediu muita cautela. “Cuidado com a atitude dos alemães. Quando engatam levam tudo à frente, são um rolo compressor. Vários jogadores são do Bayern de Munique, conhecem muito bem o estádio e o relvado, vão mostrar-se bastante assertivos. Tudo vai depender da estratégia de Fernando Santos: se for demasiado defensiva é meio caminho andado para a derrota”.

As condições climáticas podem dar uma ajuda a Portugal, já que estão previstos 31 graus para hoje. “Eles não se dão bem com o calor e nós podemos aproveitar”. A equipa das quinas chegou anteontem à noite à Alemanha e Sérgio Oliveira, de 47 anos, queixou-se de alguma frieza. “Ficámos um pouco desiludido­s porque nem um olá nos deram. Mas o que interessa agora é o jogo”, relativizo­u. O jogo que pode dar a passagem aos oitavos de final.

 ??  ?? Comunidade portuguesa em Munique está entusiasma­da com o jogo da seleção portuguesa
Comunidade portuguesa em Munique está entusiasma­da com o jogo da seleção portuguesa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal