Jornal de Notícias

Pulseiras criadas pela polícia protegem 31 mil

Programa Estou Aqui! vigora desde 2012 e ajuda a localizar desapareci­dos

- Roberto Bessa Moreira roberto.moreira@jn.pt

Existem 31 mil crianças a usar a pulseira identifica­tiva criada pela PSP, no âmbito do Programa Estou Aqui! Só este ano, já foram levantados dez mil exemplares nas esquadras. E isto numa altura em que, devido à pandemia, a PSP prolongou a validade das pulseiras da edição de 2020/21 (que estariam ativas até 31 de maio) até dezembro.

Apesar do elevado número de crianças que usam a pulseira identifica­tiva, nenhuma delas foi ativada na sequência de um desapareci­mento, ocorrido em 2020. No ano anterior, contudo, este método ajudou a que oito menores fossem rapidament­e localizado­s e entregues à família.

O Programa Estou Aqui! nasceu em 2012, por iniciativa da PSP e com a colaboraçã­o de entidades privadas, do Instituto de Apoio à Criança e do Ministério da Administra­ção Interna. Essencialm­ente, ao aderir à iniciativa, os pais recebem uma pulseira, que dispõe de um código alfanuméri­co único, para colocar nos filhos. Assim, e caso essa criança se perca, basta que quem a encontrou telefone para o 112 e indique o código que consta na pulseira. De imediato, a chamada é transferid­a para a Direção Nacional da PSP, onde se encontram as únicas pessoas com acesso aos dados do programa. “Estes polícias contactam a esquadra para recolha da criança, no local onde tenha sido encontrada, e informam a família (pelos contactos de emergência registados na ficha de adesão), promovendo o célere reencontro familiar”, descreve a PSP.

“A pulseira é antialérgi­ca e o programa não procede ao registo de qualquer dado biométrico de localizaçã­o ou outro que interfira com a privacidad­e familiar”, garante a Polícia.

 ??  ?? Dez mil pulseiras foram requisitad­as já em 2021
Dez mil pulseiras foram requisitad­as já em 2021

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal