Jornal de Notícias

Família escolheu viver da terra e em comunhão com a Natureza

Viagem em carrinha movida a óleo alimentar tornou conhecidos Rita e Leandro

-

Rita e Leandro, tal como muitos outros casais, querem viver e criar uma família em comunhão com a Natureza. Espalhadas pelas serranias do Algarve, do centro do país ou do interior minhoto, sozinhas ou em pequenas comunidade­s, aproveitam recantos isolados para ali colocarem uma carrinha, uma rulote, tendas ou estruturas provisória­s que vão aperfeiçoa­ndo enquanto moldam os terrenos das redondezas, de forma a providenci­arem os meios de subsistênc­ia para o seu estilo de vida frugal, com culturas próprias e animais criados com o que a terra dá. Muitas vezes trabalhand­o na agricultur­a ou trocando produtos para ganharem algum dinheiro.

Ela produzia filmes e ele era cozinheiro. Antes de se mudarem para Proença-a-Velha, uma aldeia de Idanha-a-Nova, concelho onde se realiza o famoso Boom Festival,tornaram-se alvo de atenção mediática quando puseram em marcha o projeto “Green Brick Road” (Estrada dos Tijolos Verdes), que consistia em atravessar 50 países numa carrinha movida a óleo alimentar usado e trabalhand­o em quintas de agricultur­a biológica.

Escolheram Proença-aVelha pelo sossego e pela beleza das terras e das gentes e instalaram-se numa casa ecológica com muito espaço à volta para os dois filhos – uma menina, hoje com seis anos, e Noah, de dois anos e meio, que voltou a trazê-los para as bocas do Mundo. Muito provavelme­nte, acredita-se, foi o seu estilo de vida a dar a Noah a resistênci­a que o salvou.

 ??  ?? Ria e Leandro no projeto “Green Brick Road”
Ria e Leandro no projeto “Green Brick Road”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal