Jornal de Notícias

PJ e Guarda Civil apreendem 15 toneladas de haxe

Polícias ibéricas intercetar­am barco holandês que vinha de Marrocos

- Marisa Rodrigues justica@jn.pt

Cerca de 15 toneladas de haxixe foram intercetad­as em Huelva, numa operação conjunta das autoridade­s espanholas com a Polícia Judiciária (PJ) do Sul. Cinco homens foram detidos. Foi uma das maiores apreensões de sempre naquela província da Andaluzia.

Os 420 fardos estavam a bordo de uma embarcação de pesca, com pavilhão holandês, que foi intercetad­a, anteontem, a 100 milhas da costa de Huelva. Inspetores da Judiciária do Algarve acompanhar­am a Guarda Civil na abordagem, feita em alto-mar. Os investigad­ores já tinham referencia­do o barco por ter sido visto, em diversas ocasiões, na costa algarvia.

Segundo o diretor da PJ do Sul, António Madureira, a embarcação “já tinha sido monitoriza­da no Algarve, o que permitiu recolher informaçõe­s relevantes que foram partilhada­s com as autoridade­s espanholas”. A intercetaç­ão ocorreu após o barco ter ido a Marrocos para carregar o haxixe. “Saiu do Norte de África e, acreditamo­s, iria fazer o transbordo dos fardos de haxixe, em alto-mar, para outras de menor dimensão, o que só não aconteceu devido à intervençã­o policial”, disse. Os cinco detidos são um espanhol, dois marroquino­s, um francês e um letão. António Madureira acredita que a costa algarvia “seria um ponto de passagem” da rede, pois, “até agora, não há indícios de que tenha ramificaçõ­es em Portugal”.

2 MIL QUILOS NO BRASIL

As autoridade­s estão também a investigar um carregamen­to de duas toneladas de haxixe intercetad­o, ontem, no Brasil, a bordo de um veleiro também referencia­do por várias passagens no Algarve. A apreensão, a maior de sempre de haxixe naquele país, “confirma a existência de uma rota marítima transconti­nental de tráfico de haxixe para o Brasil, pela qual transitari­a remessas da droga em grandes quantidade­s”, informou a Polícia Federal brasileira.

 ??  ?? Barco trazia de Marrocos 420 fardos de haxixe
Barco trazia de Marrocos 420 fardos de haxixe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal