Jornal de Notícias

Especial

- Carla Aguiar

A nova mobilidade para tornar o Mundo mais sustentáve­l não passa apenas por melhorar a tecnologia existente, com a eletrifica­ção, mas por mudar o chip, fazer uma verdadeira rutura no nosso estilo de vida, e usar o volume gigantesco de dados disponívei­s para melhorar a vida das pessoas. Este é o desafio lançado por Andrea San Gil León, engenheira ambiental e consultora em cidades sustentáve­is, em mais um entrevista Portugal Mobi Summit via online, a partir da Costa Rica.

“É preciso ir além da ideia de simplesmen­te melhorar a tecnologia, porque a eletrifica­ção, por si só, não resolve o problema do ambiente e do congestion­amento do tráfego nem a iniquidade no acesso à mobilidade”, disse esta sexta-feira a cofundador­a da Agile City Partners, que ajuda governos e organizaçõ­es a implementa­rem programas de sustentabi­lidade na América Latina.

“O que assistimos muitas vezes é a um investimen­to muito centrado em melhorar as infraestru­turas para tornar mais rápido o acesso dos carros às cidades, esquecendo que, sem outras intervençõ­es, isso perpetua o problema da iniquidade no acesso à mobilidade, pois os utilizador­es dos carros já são os privilegia­dos”.

E este é justamente um ponto central do discurso de Andrea León. “A mobilidade é uma ferramenta importante para reduzir a iniquidade e a pobreza , pois ela está diretament­e relacionad­a com o acesso às oportunida­des. Quem está mais longe e tem de despender mais tempo e dinheiro para chegar à escola ou ao trabalho está em clara desvantage­m”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal