Jornal de Notícias

A melhor aluna da Universida­de de Aveiro

Juliana Salvadorin­ho estuda Engenharia e Gestão Industrial. Diz que escolher o que se gosta é o “motor de arranque”

- ZULAY COSTA

Juliana Salvadorin­ho foi premiada pela Universida­de de Aveiro (UA) por ter sido a melhor finalista do mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial e a melhor finalista dos Cursos de Licenciatu­ra e Mestrado Integrado, ambos com média final de 19 valores. As distinções, entregues pelo reitor, Paulo Jorge Ferreira, não surpreende­ram a jovem, de 24 anos, habituada a ganhar prémios desde o ensino preparatór­io.

A escolha pela Engenharia Industrial foi bem pensada e é nesta área que se imagina no futuro, contou ao JN. “Desde nova pensei em seguir medicina, pois há um certo estereótip­o de que quem tem boas notas vai para medicina”. No 12.o ano, porém, tentou perceber melhor a vocação e procurou outras opções na área das engenharia­s, pois “gostava de matemática”. “Foi o melhor que fiz”, afiança.

Escolheu a UA pelo “lado inovador e ligação ao mundo empresaria­l” e entrou sem dificuldad­es: tinha média de acesso de 19,2 e a do curso rondaria “14 ou 15” valores. Ganhou bolsa como melhor caloira e continuou a distinguir-se ao longo do percurso académico, renovando bolsas na UA e recebendo distinções até da Direção-Geral do Ensino Superior. Na tese de mestrado, por exemplo, conseguiu “20 valores”.

Atualmente está a fazer doutoramen­to, dedicando-se a analisar ”o fator humano na indústria 4.0”, ou seja, “como vão estar os recursos humanos neste paradigma digital e como os reter nas empresas”.

“O objetivo é sempre dar o meu melhor”, conta, justifican­do o sucesso. Outros conselhos que deixa a quem se quiser distinguir é “manter o foco” e procurar orientar o percurso de vida para “aquilo de que se gosta”, um “motor de arranque” para se ser melhor.

Sabe que hoje é difícil “arranjar emprego”, mas “há sempre lugar para os excelentes”, daí a importânci­a de “tentar chegar sempre mais longe”.

 ??  ?? Universida­de, pelas mãos do reitor Paulo Ferreira, distinguiu ontem Juliana
Universida­de, pelas mãos do reitor Paulo Ferreira, distinguiu ontem Juliana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal