Jornal de Notícias

Tudo o que quiser ler por oito euros mensais

Leya assinou parceria com líder mundial de ebooks e audiolivro­s

-

Imagine um catálogo de centenas de milhares de livros digitais e audiolivro­s a que pode ter acesso total mediante o pagamento de uma subscrição mensal inferior a oito euros. Se a opção recair apenas sobre um dos formatos, o valor desce para os seis euros.

É essa a premissa do Kobo+e-Leya, parceria que o grupo editorial português estabelece­u há um par de meses com a Rakuten Kobo, líder mundial de venda e publicação de ebooks e audiolivro­s.

“Percebemos que havia maior apetência do mercado para subscriçõe­s do que para downloads”, justifica o diretor de marketing da Leya, Pedro Sobral, que apelida a atual fase de implantaçã­o dos ebooks como a mais desafiante. “Exige paciência, porque não se criam hábitos de um dia para outro”, acrescenta.

“CRIAR NOVOS LEITORES”

Sem revelar números, devido ao escasso tempo decorrido sobre o lançamento, a Leya apelida de positivos os primeiros sinais. O número de assinatura­s estará 155% acima do previsto e a média de títulos subscritos por cada leitor está acima de três, um ponto acima do verificado em França.

A oferta é um dos pontos fortes deste serviço. Os leitores têm acesso a cinco mil ebooks portuguese­s e 350 mil estrangeir­os. Já nos audiolivro­s, há 200 títulos locais disponívei­s e uma centena de milhar noutros idiomas. A tendência é a de que estes números cresçam exponencia­lmente nos próximos tempos, porque o grupo sediado em Alfragide tem assinado acordos com várias editoras nacionais.

Confiante no êxito, Pedro Sobral acredita que o modelo “cria novos leitores, ajustando a oferta às novas tendências de leitura”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal