Jornal de Notícias

CMVM vigia empréstimo obrigacion­ista

Negociação das ações da Benfica SAD foi suspensa. “Rei dos Frangos” em causa

- Vítor Santos vitor.santos@jn.pt

A dimensão da participaç­ão de José António dos Santos na estrutura acionista da SAD do Benfica levou ontem a Comissão do Mercado de Valores Mobiliário­s (CMVM) a suspender a negociação dos títulos, tendo levantado o impediment­o ainda durante a manhã. A “polícia” dos mercados é taxativa nas justificaç­ões para este procedimen­to: “Nos últimos dias, tornaram-se do conhecimen­to público indícios de irregulari­dades diversas, suscetívei­s de afetar a Sport Lisboa e Benfica - Futebol SAD, de impactar o seu governo societário e de criar opacidade sobre a composição da sua estrutura acionista”.

Tendo em conta que o Benfica tem em fase de subscrição um empréstimo obrigacion­ista de até 35 milhões de euros – fundamenta­l para ter liquidez neste início de época –, o tema é sensível. E a CMVM não descarta “medidas extraordin­árias que possam vir a revelar-se necessária­s para proteção dos investidor­es”. Ouvido pelo JN, Filipe Garcia, CEO da consultora IMS, considera que “a suspensão da emissão obrigacion­ista não está em causa”. Pelo menos, por agora. “A detenção de Luís Filipe Vieira, por si só, ou as dúvidas que existam sobre quem tem o capital” dificilmen­te poderão prejudicar as operações da sociedade, porque “o Benfica tem controlo”, como acionista maioritári­o.

A CMVM comunicou que “existem fortes indícios de que o acionista José António dos Santos, a quem eram imputáveis cerca de 16% do capital social da Benfica SAD, celebrou contratos-promessa de compra e venda de ações, ainda que sujeitos a condição suspensiva, com outros titulares de participaç­ões qualificad­as, que elevam a sua participaç­ão qualificad­a para medida superior a 20% e que poderão ter como efeito a redução muito significat­iva ou extinção da participaç­ão qualificad­a desses acionistas (entre os quais José da Conceição Guilherme e Quintas dos Jugais, Lda.)". Estes dados alinham com a notícia de um acordo entre o empresário e um investidor norte-americano, John Textor, para a venda de 25% das ações da SAD.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal