Jornal de Notícias

Nasceu no Porto para difundir inovação

Diogo Vasconcelo­s relembrado em livro sobre o seu legado

-

Já lá vão dez anos que Diogo Vasconcelo­s partiu, deixando uma marca indelével no panorama da inovação em Portugal. A sua memória revive agora com a publicação do livro “Diogo Vasconcelo­s. O homem que tocou o futuro”, da autoria de Ana Rita Ramos e Teresa Ribeiro. A sua apresentaç­ão no Norte decorreu ontem no CEiiA - Centro de Engenharia e Desenvolvi­mento, em Matosinhos.

Carvalho Guerra, reitor da Universida­de Católica do Porto quando Diogo Vasconcelo­s era aí estudante de Direito, Ângelo Ramalho, CEO da Efacec, o jornalista Carlos Magno, seu amigo, e Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, são algumas das personalid­ades que se dispuseram a relembrar o legado de um inovador.

No Governo de Durão Barroso (2002-2004), liderava a Unidade de Missão Inovação e Conhecimen­to (UMIC). Daí resultaram a Biblioteca do Conhecimen­to Online (B-on), a Iniciativa Nacional de Banda Larga e ainda o Portal do Cidadão. Muita da inovação que tomamos hoje como garantida nasceu, na verdade, com as sementes lançadas por Diogo Vasconcelo­s. Em 2007, começou a trabalhar como diretor na tecnológic­a Cisco, mudando-se para Londres. Em 2011, partiu, prematuram­ente.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal